Por Roberto Ciccone (*)
Saiba o que as insurtechs e as gigantes de tecnologia têm a ver com isso
O advento de novas tecnologias disruptivas, como a Internet das Coisas, inteligência artificial, entre outras, está mudando o cenário de seguros de forma determinante. As seguradoras já não são protagonistas exclusivas e têm se deparado com novos players que chegaram para ficar nesse mercado: as gigantes da tecnologia, entre elas, Facebook, Google e Amazon; e as insurtechs, startups eminentes no setor que possuem estruturas de baixo custo e modelos de negócio inovadores.
Com o objetivo de apresentar uma visão geral sobre as principais tendências e desafios que emergem desse novo cenário, a everis realizou o estudo “Insurtech Outlook” com base no everis NEXT – plataforma que possui o maior repositório de startups B2B-ICT (Information and Communication Technology) do mundo. Entre os focos de inovação disruptiva identificados, estão novos modelos de negócios, novas relações com clientes, novas maneiras de precificar e novos produtos, com uso de tecnologia digital e Big Data. Nesse sentido, são muitas as oportunidades! Apenas para citar algumas: internet das coisas e seus dispositivos com infinitas possibilidades na saúde, residências e veículos; seguros customizados; seguros por uso, redução de riscos por meio de aprendizado (algoritmos avançados e inteligência artificial) etc.
As startups têm explorado muito bem esses nichos. Por esse motivo, o mercado de insurtechs está vivendo seu verdadeiro auge de investimentos. Entre 2013 e 2015, os aportes aumentaram 7,5 vezes, alcançando o montante global de US$ 3,1 bilhões. Ao mesmo tempo que as startups conquistam uma fatia cada vez maior do mercado, empresas como Google, Apple, entre outras, sabem muito bem o valor exponencial do volume de dados que possuem e estão monetizando-o em prol de novas soluções para o mercado segurador.
Nesse contexto, as seguradoras devem estar cientes da imensa expertise que possuem no setor e aliá-la a um novo modo de vender e gerir seguros. Contar com parceiros tecnológicos estratégicos é fundamental para identificar e potencializar as oportunidades de negócios e acelerar seus processos de inovação.
Para acessar o relatório “Insurtech Outlook” na íntegra, clique aqui.
(*) Roberto Ciccone é sócio responsável pela prática de Seguros na região Américas da everis.
Fonte: Linkedin, em 11.01.2017.