Por Paulo Leão de Moura Jr.
Como sempre um dos principais problemas dos seguros é, certamente, o sinistro e a sua regulação e indenização. Sinistros indenizados corretamente representam para os segurados a melhor credibilidade concedida por seus corretores e seguradores / resseguradores.
Já há algum tempo, como consequência da abertura do mercado e das condições econômico-financeiras do nosso Brasil, as regulações de sinistro e o processo de liquidação vem sofrendo restrições, dificuldades, interpretações, gerenciamento fraco, falhas de informação e de conhecimento etc., o que prejudica sensivelmente a credibilidade de corretores e seguradoras.
A tendência natural é culparmos exclusivamente as seguradoras por esses problemas. Dou a mão à palmatória e reconheço que nós, corretores, e sobretudo os segurados, temos considerável culpa. Segurados e corretores de seguro que leem, compreendem e analisam as condições e cláusulas das apólices de seguro são ainda muito poucos e isso afeta negativamente a regulação dos sinistros.
Leia aqui o artigo na íntegra.
(13.09.2017)