O ataque de ransomware da semana passada foi, de acordo com todos, um dos eventos cibernéticos mais generalizado que já vimos. O ritmo em que o malware se proliferou e o escopo do impacto entre empresas e geografias foi sem precedentes. Iniciamos uma nova semana de trabalho, mas ainda não está claro se o pior está por trás de nós - um "Kill Switch" que neutralizou a versão original do WannaCry foi descoberto e registrado, mas novas variantes já foram encontradas em circulação. A equipe técnica da Stroz Friedberg, uma empresa da Aon, está analisando amostras do WannaCry e está monitorando essa situação de perto à medida que ela evolui. Planejamos publicar informações e avisos adicionais nos próximos dias.
Abaixo, oferecemos mais detalhes sobre a natureza do ransomware original e o que você pode fazer para proteger sua organização. Se você já foi impactado e precisar de ajuda para interromper o expansão, determinar o impacto ou recuperar seus dados, entre em contato conosco imediatamente. Nós podemos ajudar. Independentemente disso, recomendamos fortemente que todas as organizações tomem medidas agora para determinar se você está pronto:
- Quando foi a última vez que você revisou o programa de gerenciamento de reparação de sua empresa? E os planos de recuperação de desastres e continuidade de negócios?
- Você pode identificar onde reside toda a sua missão de dados críticos e se os backups regulares estão sendo feitos?
- A sua apólice de seguro cibernético fornece cobertura adequada para sua empresa? Você tomou as medidas necessárias para garantir que você será elegível a abrir um sinistro se a sua empresa for afetada?
- Você já comunicou os seus funcionários sobre as últimas técnicas de phishing e técnicas de engenharia?
- Você tem um plano de resposta a incidentes? Recentemente este plano foi testado para que todos saibam o que fazer no caso de um ataque?
- Os controles técnicos e processuais necessários estão instalados e operando adequadamente?
- A sua postura de segurança foi recentemente avaliada e testada? Com base nos resultados, você já refletiu e tomou as ações necessárias?
Leia aqui a matéria na íntegra.
Fonte: AON, em 15.05.2017.