Princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e integridade nas decisões de investimentos são tema de documento lançado pela Previ
No último Seminário de Políticas de Investimentos, realizado em junho, a Previ lançou o Guia de Melhores Práticas de ASGI em Investimentos. O objetivo é incentivar que outras entidades de previdência complementar incorporem às suas decisões de investimentos os princípios ambientais, sociais, de governança corporativa e de integridade – conhecidos como ASGI – a exemplo do que a Previ já faz.
O Guia apresenta diretrizes gerais de investimentos, aplicáveis a todas as classes de ativos, e critérios para a seleção de gestores e de fundos de investimentos. Também são apresentadas diretrizes específicas para o segmento imobiliário.
Os critérios ASGI são utilizados nas Políticas de Investimentos da Previ. As Políticas são documentos balizadores da governança da entidade, revisados anualmente para um ciclo de sete anos. O envolvimento da Previ com essas boas práticas vem de longa data. Uma das ações pioneiras da entidade é a participação no desenvolvimento da iniciativa internacional Princípios para o Investimento Responsável, o PRI, da qual é signatária desde 2006. Apoiado pela ONU, o PRI estimula a inserção de critérios ambientais, sociais e de governança nos processos de investimento. Os princípios fornecem um marco para o alcance de melhores retornos de longo prazo e mercados mais sustentáveis.
A utilização das boas práticas proporciona o desenvolvimento das estratégias e dos negócios, favorecendo a perspectiva de perenidade no longo prazo, em linha com o cumprimento do dever fiduciário e com a missão da entidade, de pagar benefícios a todos nós, associados, de forma eficiente, segura e sustentável. O Guia ASGI busca auxiliar gestores e analistas em adotar ou aprimorar esses critérios nas Políticas de Investimentos das instituições em que trabalha, desenvolvendo ainda mais o sistema de previdência fechada no Brasil.
Fonte: Previ, em 20.07.2018.