Por Alexandre Sammogini

O primeiro episódio do Papo Previ de 2026 já está disponível no canal da Previ no YouTube. O videocast, apresentado pelo Gerente de Alocação Estratégica, Anderson Oldenburg, recebeu Cláudio Gonçalves, Diretor de Investimentos e recém-eleito para o Board do Principles for Responsible Investment (PRI), e Paula Goto, Diretora de Planejamento, para um bate-papo sobre o fechamento do ano de 2025.
Além dos destaques da Carta do Gestor de dezembro, com os resultados dos investimentos dos planos Previ Futuro e Previ Família, o episódio também apresenta as principais realizações e o desempenho dos investimentos do Plano 1.
O Plano 1 encerrou novembro com desempenho acumulado de R$ 12,5 bilhões em 2025 e com probabilidade zero de déficit equacionável em 2026. A rentabilidade prévia no ano foi de 16,68%, superando a meta atuarial de 8,83%.
No Previ Futuro, foi apresentado o novo perfil Pré-Aposentadoria, voltado à preservação de capital para participantes próximos de se aposentar. O ano foi bastante positivo para os perfis com maior exposição ao risco: o perfil Agressivo e os ciclos de vida com prazos mais longos registraram retorno acumulado superior a 20% em 2025.
Já no Previ Família, que atualmente conta com três perfis (Prudente, Balanceado e Ousado), apresentou rentabilidade positiva em todos eles ao longo de 2025, superando o CDI no período. O destaque ficou para o perfil Ousado, que ultrapassou a marca de 22% no ano.
Segundo Paula Goto, a expectativa é fortalecer ainda mais o Previ Futuro em 2026. “Vamos realizar um processo de escuta ativa, com pesquisas, para entender e aprimorar a jornada do associado. Trabalharemos com o conceito de sucesso do cliente, para compreender os anseios e implementar as melhorias necessárias no produto, ampliando essa experiência previdenciária para públicos cada vez maiores”, afirmou.
Cláudio Gonçalves também comentou sobre sua eleição ao Board do PRI. “Obtivemos quase 99% dos votos dos asset owners do mundo todo. Para mim, isso é motivo de muito orgulho, honra e responsabilidade. Espero contribuir levando a visão a América Latina e do Brasil em termos de investimentos sustentáveis, atraindo capital e a atenção dos investidores globais para a nossa região”, destacou.
Clique aqui para acessar o episódio na íntegra.
Fonte: Abrapp em Foco, em 23.01.2026.