Eles receberam troféu, certificado e premiação em dinheiro em frente a uma plateia lotada, composta por especialistas e autoridades do setor
As ideias e soluções mais inovadoras para aperfeiçoar o sistema de previdência complementar fechada foram celebradas na tarde de quinta-feira (23/10). Os seis vencedores do 9º Prêmio PREVIC de Monografia foram agraciados no palco Trígono Capital, do 46º Congresso Brasileiro de Previdência Complementar (CBPP), que reuniu, na cidade de São Paulo, especialistas, gestores e operadores do setor.
A nona edição da premiação mais importante do segmento de fundos de pensão, realizada pelo Governo do Brasil, contou 39 trabalhos inscritos (18% a mais que no ano anterior) em três categorias temáticas: Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos; Solvência dos planos de benefícios; e Governança e Liderança.
Ao parabenizar os vencedores, Ricardo Pena, diretor-superintendente da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC), ressaltou que “o setor apresenta muitos talentos, pessoas com muitas habilidades capazes de produzir e discutir soluções que ajudam as lideranças do Governo e do próprio mercado. A escolha desses três temas (do Prêmio) sintetiza as principais demandas que estamos vivendo neste momento. E essas reflexões, sobre os desafios, ajudam o setor a encontrar novos caminhos”.
Imparcialidade
As monografias foram selecionadas por uma Comissão Julgadora, composta por seis membros, que analisou os trabalhos “às cegas” (sem que a identidade dos autores fosse revelada até o dia 30 de setembro, quando o resultado foi anunciado). Se valendo, para essa escolha, exclusivamente de critérios de relevância do conteúdo, qualidade técnica e aplicabilidade das ideias dentro do setor.
Alcinei Rodrigues, diretor de Normas da PREVIC e presidente da Comissão Julgadora do concurso, reforçou a importância das parcerias institucionais para a realização do evento, bem como da participação ativa dos atores do sistema na produção de monografias capazes de refletir as demandas reais do setor.
“Os trabalhos conseguiram captar esse momento de forte volatilidade que estamos enfrentando. Com discussões sobre a importância do equilíbrio entre gestão e controle, inclusive considerando o porte e complexidade das entidades. Isso agrega muito valor, porque temos que aumentar a eficiência e, ao mesmo tempo, reduzir custos com controles. E essa questão passou na pauta, de uma forma transversal, em várias monografias. Tanto da área de governança, quanto da necessidade de atendimento e de comunicação. Isso enfatizou uma preocupação do setor que precisa ser enfrentada”, contextualizou Alcinei.
Premiação
A entrega dos troféus, certificados e premiação em dinheiro - no valor de R$ 10 mil e R$ 5 mil para os primeiros e segundos colocados de cada uma das três categorias - aconteceu em frente a uma plateia lotada e participativa. Que aplaudia com ênfase o reconhecimento de cada um dos trabalhos vencedores.
O presidente Marcel Barros e a jornalista Patrícia Cunegundes, ambos da Anapar, fizeram a entrega aos agraciados do Tema 1 - Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos:
- 1° Colocado: Sérgio Allan Epaminondas Cabral
Monografia: “Blockchain e o Drex nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras: Uma Proposta Inovadora para Governança e Liderança Aprimoradas”
- 2° Colocado: Danilo Alcantara Santos (representado por Patrícia Linden)
Monografia: “Articulação entre Comunicação Integrada, Dialógica e Pública: Estratégias de engajamento em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs)”
Os vencedores do Tema 2 - Solvência dos planos de benefícios, receberam a premiação das mãos de Alcinei Rodrigues (diretor de Normas da PREVIC), e de Jarbas Antonio de Biagi (diretor-presidente da UniAbrapp):
- 1° Colocado: Gustavo da Costa Morais
Monografia: “Desafios e soluções na destinação e utilização de reserva especial em planos de contribuição definida e variável: um estudo de caso do plano Vale Mais da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA”
- 2° Colocado: Rodrigo Dias Ramos
Monografia: “A Solvência dos Planos de Benefícios de EFPC: Proposta de Utilização da Taxa de Retorno Real Anual Projetada dos Investimentos como Taxa de Desconto do Passivo Atuarial”
Ricardo Pena (diretor-superintendente da PREVIC) e Devanir Silva (diretor-presidente da Abrapp), fizeram a entrega do troféu e certificado aos laureados do Tema 3 - Governança e Liderança
- 1° Colocado: Carolina Tavares SilvaMonografia: “Governança Proporcional nas EFPCs: Integração dos Órgãos de Controle e Eficiência na Supervisão”
- 2° Colocado: Rudolph Fabiano Alves Pedroza Teixeira
Monografia: “Proposta de Estrutura Conceitual Básica de Balanced Scorecard para Gestores de Entidades Fechadas de Previdência Complementar”
“Um grande sistema se constrói com base técnica sólida. Um grande sistema se compõe com exemplo de foco, de inovação, de integridade, de transparência. E, vocês que são agraciados, além do prêmio, se inscrevem na história da previdência complementar. Nos deixam um exemplo de profissionais, de especialistas que inspiram, mais do que isso, contribuem e nos deixam um grande legado. A previdência complementar é para todos e essa é uma construção coletiva”, enfatizou Devanir Silva.
Menções honrosas
Em razão da qualidade e relevância dos trabalhos apresentados, a Comissão Julgadora concedeu três menções honrosas, que serão agraciadas com o certificado do 9º Prêmio PREVIC de Monografia:
“Incorporação dos Critérios ASG na Previdência Complementar: evidências em PREVI e PETROS (segmento S1)”, de Paulo Henrique Alves Braga;
“A Necessária Ampliação de Lideranças Femininas nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, de Larissa Katharine Vieira Bosco, Flavia Eduarda da Silva Rocha e Fernanda Rosa Silva Milward Carneiro; e
“A previdência complementar no espelho: Que língua é essa? Reflexões sobre a necessidade de simplificação da linguagem no ecossistema”, de Sérgio Augusto Ferreira Lemes.
A íntegra dos trabalhos vencedores e menções honrosas já está disponível na página da Superintendência Nacional de Previdência Complementar.
Realização e parcerias
O 9º Prêmio PREVIC de Monografia é uma realização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC) com o patrocínio da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp); e da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP). Contando com a parceria da Fundação ANFIP de Estudos da Seguridade Social; e da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Autogestão (ANAPAR).
Fonte: Previc, em 24.10.2025.