Por Alexandre Sammogini
A 11ª turma do MBA de Gestão de Previdência Complementar da UniAbrapp realizou a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso nesta quinta-feira (13/11) para a banca de especialistas formada pelo Diretor-Presidente da UniAbrapp, Jarbas Antonio de Biagi; e pelo Coordenador de Educação Executiva e MBA do IBMEC, Klaus Pereira Centenaro.
O encerramento do curso, que é um sucesso de público e de qualidade desde 2016, foi conduzido pelo coordenador da turma, o Especialista da UniAbrapp, Rogério Tatulli. Atualmente, o projeto é desenvolvido em parceria com o IBMEC. Ele comentou sobre o alto nível de produção dos projetos aplicados elaborados pelos grupos de alunos e que abordam importantes temas e experiências do setor (ver lista ao final).
Jarbas de Biagi parabenizou o esforço dos alunos e o empenho de Rogério Tatulli como coordenador da turma, além de destacar a importância da parceria com o IBMEC. Disse que os trabalhos elaborados pelos grupos foram feitos com muita profundidade e demonstram o envolvimento deles com o setor.
“É um segmento que nos apaixonamos, que transcende o meramente profissional”, comentou o Diretor-Presidente da UniAbrapp. Ele destacou também o trabalho realizado pela universidade corporativa há mais de 10 anos como contribuição para a formação de profissionais e dirigentes, além do aporte para a educação financeira e previdenciária do público em geral.
Klaus Pereira comentou que existe um enorme desafio para disseminar a educação financeira para as famílias e para a população em geral. Destacou que a educação previdenciária é fundamental para fazer com que as pessoas pensem e planejem a vida na vida pós-laboral. E sugeriu a ampliação de projeto de educação financeira voltada para crianças e jovens estudantes para desenvolver uma cultura da poupança e previdência.
Rogério Tatulli lembrou que o Ministério da Previdência Social (MPS) lançou o projeto “Poupadores do Futuro”, que conta atualmente com apoio da Abrapp e da UniAbrapp, que é justamente voltado para a educação financeira e previdenciária de estudantes de todos os níveis – leia mais.
Lista dos projetos aplicados com os respectivos temas:
- Grupo 1: Planos Instituídos no Brasil: realidade, ou ainda um desafio para a complementação de renda no pós-emprego dos brasileiros?
- Grupo 2: Risco de frustração sob a ótica da economia comportamental nos planos de Contribuição Definida.
- Grupo 3: A importância do relacionamento personalizado na Educação Previdenciária: estudos de casos em fundos de pensão
- Grupo 4: Alternativas ao desafio da longevidade nos planos de Previdência Complementar
- Grupo 5: A transformação digital nos fundos de pensão: impacto na experiência e inclusão digital dos participantes
Fonte: Abrapp em Foco, em 13.11.2025.