Por Jorge Wahl
A UniAbrapp realiza daqui a menos de 1 mês os seus primeiros cursos presenciais e coloca em sua página na internet toda a sua programação no primeiro semestre, desse modo convidando os profissionais das associadas a começar a selecionar desde já aqueles eventos que possam melhor suprir as eventuais carências ou contribuir para uma ainda maior qualificação.
A programação está em http://www.uniabrapp.org.br/agenda.htm
Em 7 fevereiro terá início o curso Contabilização de Benefícios Pós-Emprego nas Patrocinadoras dos Fundos de Pensão, associada à Trilha de Contabilidade III. O treinamento visa a correta interpretação das implicações dos compromissos previdenciários nos passivos atuariais e o disclosure mínimo que deve ser dado nos relatórios financeiros, algo cada vez mais desafiante à governança das corporações. Pode-se dizer que há mesmo uma especial necessidade de se disseminar os procedimentos adequados para reconhecimento, cálculo e a respectiva divulgação de passivos atuariais e despesas/receitas pelas empresas em decorrência de seu patrocínio ou manutenção de planos de benefícios pós-emprego.
Logo em seguida, com início previsto para 8 de fevereiro, ocorrerá a 6ª edição do programa Exercício da Função do Conselheiro, em São Paulo, habilitado pelo ICSS para a “Certificação por Capacitação”. Na avaliação dos alunos que já o realizaram, o treinamento se destaca pela grande experiência dos especialistas e pelo alto nível da discussão entre participantes em sala de aula, além da aplicação prática das questões essenciais, às quais lhes cabem decisão e monitoramento.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 13.01.2017.