A Universidade Corporativa da Previdência Complementar - UniAbrapp - firmou uma carta de intenções com as três entidades associativas da região sul do país, a Tchê Previdência, ASCPrev e Previpar. O acordo foi anunciado nesta quarta, 9 de maio, em Porto Alegre, na abertura do 9º Encontro de Previdência Complementar da Região Sul, com o objetivo de fortalecer a parceria em trabalhos e experiências educacionais entre a UniAbrapp e as três associações que abrangem entidades fechadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
“Estamos muito satisfeitos com a realização deste importante acordo de cooperação que irá permitir a parceria e o estreitamento do trabalho da UniAbrapp com as entidades da região sul do país”, disse Luiz Paulo Brasizza, Diretor Presidente da UniAbrapp em reunião realizada pouco antes da abertura do evento. O dirigente falou sobre as iniciativas de realização de treinamentos dos estados da região e da formação da primeira turma de MBA em Gestão de Previdência Complementar.
A Diretora Acadêmica da UniAbrapp, Cláudia Trindade, ressaltou a importância da parceria da Universidade com as três associações regionais. “Estamos à disposição para trabalhar a favor da regionalização da UniAbrapp, como representante da região sul, para fortalecer a aproximação com as nossas entidades”, comentou Cláudia na mesma reunião. Ela apresentou como exemplo da parceria entre a UniAbrapp e a Previpar a realização do Programa para Conselheiros e dirigentes que irá acontecer a partir de julho em Curitiba.
“A Claudia [Trindade] é uma entusiasta e tem a mesma ideia que tenho defendido, que é de criar futuramente um mestrado em Previdência Complementar”, disse Brasizza. A partir do acordo, a previsão é que os treinamentos e cursos tendem a se multiplicar, com a participação dos associados das três entidades, contando a partir de agora com a estrutura e qualidade da UniAbrapp.
Ampla participação - Com público de cerca de 300 participantes, o 9º Encontro da Região Sul aborda o impacto das novas tecnologias e a inovação necessária para a Previdência Complementar para atrair a participação das novas gerações - jovens millennials. Iniciado ontem com continuação hoje, 10 de maio, o evento conta com três eixos principais: Futuro e Inovação - um olhar para a sustentabilidade no nosso mercado, Gestão de Ativos - desafios e perspectivas, e Governança, Controle e Reputação para a Sustentabilidade.
O Diretor Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, participou do painel Mudanças de Mercado e Novos Produtos da Previdência Complementar realizado no primeiro dia do evento. “Temos de oferecer um produto mais simples, com uma linguagem fácil, caso contrário as novas gerações não irão aderir aos planos de previdência”, disse o Diretor Presidente. Em seguida, apresentou o projeto elaborado pela Abrapp do Prev-Sonho, que traz a proposta de utilização de parte das reservas capitalizadas, em forma de renda antecipada, para realização de um “sonho” como por exemplo, de estudar no exterior ou de realização de um curso de pós-graduação.
Luís Ricardo abordou ainda a proposta defendida pela Abrapp de criação de um fundo setorial para todo o sistema que permita a adesão de familiares de participantes até terceiro grau. “Se o projeto for aprovado pelos órgãos reguladores, iremos triplicar o número de participantes de todo o sistema”, comentou. Ele ainda ressaltou os casos bem-sucedidos de planos voltados para familiares, citando exemplos da Fundação Copel e da Fundação CEEE, entre outras.
No mesmo painel, Glewerson Caron, Assessor da Diretoria Executiva da Fundação Copel, falou sobre o aplicativo de dispositivos móveis oferecido aos participantes para facilitar o acesso às funções e informações dos planos de benefícios da entidade. O profissional abordou ainda o case do Plano Família, que tem superado todas as expectativas de adesão.
“Se todas as entidades fechadas do país pudessem oferecer um plano para os familiares, em 3 meses teríamos mais 450 mil participantes no sistema”, disse Glewerson. Ele defendeu ainda a proposta do Fundo Setorial da Abrapp como forma de permitir que todas as entidades do sistema, mesmo aquelas de menor porte e com menor infraestrutura, possam abrir o acesso dos familiares de participantes aos planos.
Clique aqui para conferir programação completa do 9º Encontro da Região Sul
Fonte: Acontece Abrapp, em 10.05.2018.