Por Jorge Wahl
Está no ar a Nova Plataforma de Educação a Distância (EaD) da UniAbrapp, uma iniciativa da maior importância por oferecer didática de qualidade acrescida de recursos como, entre vários outros, vídeos e apostilas disponíveis na tela e tudo isso somado à flexibilidade de horários e economia de tempo e orçamento próprios da EaD. É importante também porque com isso a Universidade dá o primeiro passo no sentido de tornar disponível no formato digital o nível inicial de todas as 8 Trilhas do Conhecimento de sua grade de treinamento. “E vamos avançar mais ainda este ano”, resume Luiz Paulo Brasizza, diretor-presidente da UniAbrapp.
Na plataforma antiga 4 cursos já estavam disponíveis. Agora, serão ofertados na tela mais 8, trazendo assim para a EaD todos os cursos de nível básico das trilhas presentes na grade de ensino da UniAbrapp. O curso inicial de seguridade já está disponível, mas um segundo, o de governança, também estará ainda em 2016. O Jurídico será lançado no início de 2017 e todos os demais ao longo do ano que vem.
Mais informações - O endereço para mais informações e acesso às inscrições é: http://www.uniabrapp.org.br/online.htm . Ali o profissional em busca de saber mais encontrará ferramenta que seguramente o ajudará em um mundo que demanda pessoas cada vez mais prontas a responder ao desafio de moldar suas habilidades para atender às demandas do mercado de trabalho. São muitos os caminhos oferecidos e que valem créditos para fins de recertificação, no Programa de Educação Continuada (PEC) do ICSS.
Mais razões - A modalidade EaD atrai pelas muitas razões já conhecidas, mas também pelo fato de que a facilidade no acesso elimina também barreiras geográficas, algo que é uma preocupação permanente da UniAbrapp, lembra Brasizza. Ele nota que as oportunidades devem existir para entidades de todos os portes e instaladas em qualquer ponto do País.
E para o aluno os benefícios são também muito claros, uma vez que os profissionais podem dar andamento ao curso na hora em que desejam e com a duração preferida. No folheto distribuído pela UniAbrapp no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em setembro último, essa condição era assim explicada: “No formato a distância cada aluno estabelece caminhos e ritmos próprios de aprendizado, o que garante maior flexibilidade ao processo, além de estimular o auto-desenvolvimento”.
O nível 1 das trilhas adapta-se melhor ao EaD também porque essa fase inicial é mais conceitual e, sentado em frente ao computador ou na palma da mão, o aluno terá melhores condições e tempo para fixar conceitos e refletir sobre eles. Com esse avanço tecnológico a UniAbrapp segue a tendência dos treinamentos que é o formato híbrido, onde os conceitos são transmitidos de forma didática e atrativa a distância e os momentos presenciais são dedicados a troca de experiências e à vivência educacional, dessa forma otimizando custos e alavancando resultados.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 28.11.2016.