Por Jorge Wahl
Preocupada em levar educação continuada, garantia de quadros profissionais qualificados, aos diferentes pontos do País, a UniAbrapp inova com não apenas uma, mas duas iniciativas capazes de levá-la a esse resultado. Menos de duas semanas depois de sua diretoria decidir pela regionalização do MBA a partir de 2017, a Universidade Corporativa da Previdência Complementar torna público o seu projeto de oferecer na modalidade do EaD (Ensino a Distância) o nível inicial de todas as 8 trilhas do Conhecimento de sua grade de treinamento. “E vamos começar logo”, resume Luiz Paulo Brasizza, diretor-presidente da UniAbrapp, antecipando algo que já começa a se materializar este ano.
O primeiro curso, o nível básico da Trilha de Seguridade, já será lançado nos próximos dias, uma vez que vinha sendo uma das mais demandadas na modalidade presencial. Na sequência, a segunda a ser oferecida em EaD será a de Governança Corporativa, ambas já este ano. A seguir a Trilha Jurídica, sendo que a expectativa é a de que todos os lançamentos estejam concluídos até o meio de 2017.
Sem barreiras geográficas - A modalidade EaD atrai por sua flexibilidade, a começar pelo fato de dispensar deslocamentos que, quando necessários, demandam tempo e recursos. A facilidade no acesso elimina também barreiras geográficas, algo que é uma preocupação permanente da UniAbrapp, lembra Brasizza, notando que as oportunidades devem existir para entidades de todo o País e de qualquer porte.
E para o aluno os benefícios são também muito claros, uma vez que os profissionais podem dar andamento ao curso na hora em que desejam e com a duração preferida. No folheto distribuído pela UniAbrapp no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em setembro último, essa condição era assim explicada: “No formato a distância cada aluno estabelece caminhos e ritmos próprios de aprendizado, o que garante maior flexibilidade ao processo, além de estimular o auto-desenvolvimento”.
O nível 1 das trilhas adapta-se melhor ao EaD também porque essa fase inicial é mais conceitual e, sentado em frente ao computador ou na palma da mão, o aluno terá melhores condições e tempo para fixar conceitos e refletir sobre eles. Com esse avanço tecnológico a UniAbrapp segue a tendência dos treinamentos que é o formato híbrido, onde os conceitos são transmitidos de forma didática e atrativa a distância e os momentos presenciais são dedicados a troca de experiências e à vivência educacional, dessa forma otimizando custos e alavancando resultados.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 25.10.2016.