A UniAbrapp, que já conta desde setembro com uma proposta de Business Plan, terá a sua criação decidida pelas associadas em uma Assembleia agendada para o próximo dia 21 e, conforme planejado, será lançada já durante a abertura dos trabalhos do 35º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, no dia 12 de novembro, em São Paulo. Quer dizer, a nossa universidade caminha de maneira a que já em 2015, a partir de um amplo acervo de experiências e de referências que delas decorrem, tenhamos ofertada uma aprendizagem permanente e diversificada, acompanhada de novas oportunidades de conhecimento, maior exercício de habilidades e muita reflexão quanto às melhores práticas da previdência complementar.
A visão expressa no business plan diz tudo: “Ser a principal referência educacional no mercado brasileiro de previdência complementar, por meio da excelência na capacitação e qualificação profissional”.
A UniAbrapp vai começar ofertando o que o treinamento da Abrapp já oferece hoje, através das modalidades presencial, a distância e in company, mas acrescido de formatação didática diversificada e ampliada, passando no tempo necessário a ter programas de MBA e seminários internacionais com instituições acadêmicas de renome aqui e no exterior (contatos promissores já estão sendo feitos com uma universidade do Reino Unido) além de preparatórios para certificação profissional e ações de apoio à pesquisa. Nesse espírito, a formação e qualificação profissional será buscada com base em trilhas de conhecimento a serem escolhidas pelos alunos.
Cada trilha vai abranger conhecimentos específicos, distribuídos pelos diferentes temas que estão na essência e no cotidiano operacional dos fundos de pensão. Aos alunos caberá escolher o caminho que pretendem trilhar: atuária, comunicação e relacionamento (inclui educação previdenciária e financeira), contabilidade, gestão de riscos, governança corporativa e planejamento estratégico, investimentos, jurídico (estão dentro fiscalização e tributação), seguridade e autogestão em saúde. E sem esquecer de oferecer aos conselheiros de entidades todo o conhecimento necessário de que precisam em função, para começar, de suas responsabilidades legais.
Em 2016 a UniAbrapp já deverá oferecer cursos de MBA. Em todos esses casos e sempre que possível se irá aproveitar a expertise e a estrutura de terceiros.
Fonte: ABRAPP, em 09.10.2014.