Por Jorge Wahl
Tendo iniciado o seu primeiro curso em abril de 2015, pouco mais de 1 ano após ser anunciada como um dos principais objetivos da gestão que acabara de ser empossada, a UniAbrapp - Universidade Corporativa da Previdência Complementar serve não apenas de exemplo de sonho que rapidamente virou realidade, como vai trazendo boas notícias em seu segundo ano de vida. No primeiro semestre de 2016 realizou ao redor de 70% de seus objetivos para o ano todo, em termos de quantidade de cursos e de alunos. “E o mais importante disso tudo é o isso representa em matéria de contribuição para uma crescente qualificação de nossos profissionais”, resume o diretor-presidente da instituição, Luiz Paulo Brasizza.
Um outro dado ilustra a rapidez com que a UniAbrapp avança: os resultados dessa primeira metade do ano representam 76% de tudo que foi realizado ao longo de 2016.
Quase o triplo - Mas isso tampouco diz tudo. No primeiro semestre deste ano foram 28 cursos e 524 alunos. Mas, se forem incluídas as turmas no formato in company (sob encomenda de uma ou mais associada e, portanto, fora da programação convencional), os números sobem para quase o triplo.
Uma demanda que se manifestou também na internet. No primeiro semestre foram 19 mil acessos ao site da UniAbrapp, onde podem ser encontradas a agenda dos cursos e seu conteúdo programático, além da área restrita só acessável pelos alunos.
Segundo semestre - E sem que nada indique que a UniAbrapp corra o risco de perder ímpeto no segundo semestre. No próximo dia 23, por exemplo, terá inicio a primeira turma do curso de MBA em Gestão em Previdência Complementar, havendo ainda algumas poucas vagas remanescentes disponíveis. Um pouco mais tarde, mas ainda este ano, a universidade estará lançando 3 novos cursos na modalidade do ensino a distância (EaD), através dos quais contribui para disseminar o treinamento um pouco pelo País inteiro, ao oferecer cursos de qualidade a baixo custo.
Os 3 novos cursos de EaD vão na direção da seguridade, governança e assuntos jurídicos.
“O nosso MBA faz parte de um grande projeto que nos levará a darmos um salto ainda maior na qualificação e profissionalização de nossos quadros dirigentes e profissionais”, diz Brasizza, chamando a atenção para uma iniciativa que marca um novo momento no esforço de profissionalização do sistema, algo destinado a ter impacto na percepção que os participantes e todos os demais agentes (patrocinadoras, instituidores, mercados e a sociedade em geral) devem ter dos fundos de pensão.
Trata-se claramente de um MBA desenhado sob medida para atender as nossas demandas. Entre os maiores diferenciais do curso da UniAbrapp está exatamente o perfeito alinhamento com a base legal e normativa que nos rege e os direcionamentos estratégicos do sistema, assim como com a agenda que deles decorre, do primeiro dia de aula até o trabalho de conclusão do curso.
Assim, é uma das principais marcas do MBA da UniAbrapp o cuidado em atender muito de perto as necessidades do público-alvo. O curso, com 600 horas/aula, sendo 400 presenciais, 100 à distância e 100 de orientação de monografia individual, terá atividades em classe ministradas às sextas e sábados, das 08h30 às 17h30, uma vez ou duas por mês, assim reduzindo o tempo passado fora do escritório.
37º Congresso - E quem desejar conhecer melhor o leque de oportunidades de treinamento que a UniAbrapp oferece terá uma chance e tanto no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, onde no estande institucional irá funcionar o “Espaço UniAbrapp”. Serão ao todo 13 palestras-relâmpago, cada uma com cerca de 15 minutos de duração, tempo suficiente para se passar uma amostra do conteúdo dos cursos oferecidos e de assuntos relacionados ao tema educação financeira e previdenciária. Como a experiência dos anos anteriores já ensinou, para abrigar um público crescente, que não cabe dentro de uma sala, em 2016 foram retiradas as paredes e o áudio será levado à plateia por meio de fones de ouvido, cujo uso nas circunstâncias representa uma clara inovação inspirada na utilização que se vem fazendo deles nos grandes congressos no Mundo. Enfim, uma novidade à altura do DNA inovador que a UniAbrapp tem mostrado.
Uma das expositoras este ano será a jornalista Mara Luquet, da Rádio CBN e Globonews, que no dia 13 de setembro, às 14h 30, falará sobre “A Aposentadoria do Futuro no Presente”.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 06.09.2016.