Por Jorge Wahl
A Pesquisa Global sobre Gestão de Talentos e Recompensas (Global Talent Management and Rewards Survey), realizada com 1.637 organizações em todo o mundo, mostra que as empresas vêm enfrentando desafios tanto para atrair quanto para reter empregados, especialmente aqueles já identificados por seu alto desempenho e potencial. Esses desafios são acentuados pelo fato de que muitas organizações não reconhecem alguns dos fatores mais importantes que levam os empregados a ingressarem em uma empresa e a permanecerem nela, como concluíram estudos realizados pela Willis Towers Watson.
Os estudos correlacionados mostram que duas em cada três organizações ouvidas na pesquisa vêm encontrando dificuldades para atrair empregados de alto desempenho (65% no mundo) e de alto potencial (64% globalmente), índices mais altos do que os obtidos há dois anos.
Do mesmo modo, mais da metade enfrenta desafios na retenção de empregados de alto potencial (56% no mundo) e de alto desempenho (54% globalmente). No Brasil, este quadro é ainda mais crítico, cerca de três em cada quatro empresas encontram dificuldade na atração de empregados de alto desempenho e de alto potencial (75% e 73% respectivamente).
As empresas brasileiras também encontram maiores desafios na retenção desses profissionais de alto desempenho e de alto potencial (71% e 63%, respectivamente).
Dirigentes de fundos de pensão sabem o quanto o patrocínio de um plano de previdência complementar pode ser importante para uma empresa tanto atrair quanto reter talentos, por se constituir em uma evidentemente poderosa ferramenta de Recursos Humanos. Estudos encomendados no ano passado pela Abrapp mostram, é verdade, que isso ainda não é claramente percebido por muitos empresários e trabalhadores, mas o fato de as empresas encontrarem dificuldades para atrair e reter talentos mostra que os fundos de pensão ainda poderão ser reconhecidos como caminho para ajudar tanto na atração como na retenção desses funcionários especialmente talentosos.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, 31.08.2016.