A Conferência de Diretores e Conselheiros - Dever Fiduciário e Sustentabilidade da Previdência Complementar Fechada, que vai acontecer em São Paulo no dia 5 de setembro, é um evento cuja importância decorre do reconhecimento de que no caso de nossas entidades alocações sustentáveis são algo ainda mais fundamental a fazer do que para a maioria dos investidores. Afinal, ao investir, por seu compromisso de longo prazo os nossos gestores simplesmente não podem deixar de considerar o fator sustentabilidade.
Por isso mesmo, essa é uma visão que há muito deixou de ser apenas um caminho para gerar fatos positivos benéficos à imagem, para se transformar em muito mais que isso, algo fortemente presente no dever fiduciário de dirigentes e conselheiros Programação e inscrições: http://www.abrapp.org.br/Eventos/Paginas/Evento-Detalhes.aspx?cid=57
Painéis - A Conferência terá como tema de seu primeiro painel “Dever Fiduciário, Governança, Compliance e Sustentabilidade”, abordando assim desde o seu início questões que estão no cerne do compromisso da previdência complementar fechada com a sociedade brasileira. Serão palestrantes Aparecida Ribeiro Garcia Pagliarini, Especialista da UniAbrapp, Celso Funcia Lemme, Doutor em Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ e Gustavo Pimentel, Diretor da SITAWI – Finanças do Bem. O segundo vai abordar a “Sustentabilidade: Um Dever Fiduciário-Posições do Governo e da Sociedade Civil”, sendo expositores Fábio Lacerda Carneiro, Chefe-Adjunto do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central, Eduardo Werneck, Vice-Presidente da Apimec, José Carlos Sampaio Chedeak, Coordenador de Fiscalização da Previc e Jarbas Antonio de Biagi, Diretor-Presidente do Sindapp e membro da CRP.
O primeiro painel da tarde será dedicado ao tema “Recomendações para o Brasil-Relatório PRI, UNEP FI & The Generation Foundation “Dever Fiduciário no Século XXI” e os Critérios ASG nos Investimentos”, figurando como palestrantes Juliana Lopes, Diretora Executiva do Carbon Disclosure Program - CDP e Michelle Derubins Vargas, Officer do Principles for Responsible Investment - PRI. Virá no painel em seguida a questão da “Longevidade, Reforma da Previdência e Oportunidades para a Expansão da Previdência Complementar Fechada”, sendo expositores Vitor Lima Coordenador,, Acadêmico e Professor da FGV, Henrique Noya, Presidente do Instituto de Longevidade da Mongeral Aegon e Luís Ricardo Marcondes Martins, Diretor Presidente da Abrapp. Já o painel que encerrará o evento estará voltado para o tema “Investimentos Rentáveis e Sustentáveis: Como as EFPCs podem Alavancar o Desenvolvimento do Brasil”. Serão palestrantes Daniel Loureiro, Economista da Área de Investimentos de Mercado de Capitais do BNDES, Fernando Lovisotto, Sócio-Diretor da Vinci Partners e Gustavo Cortes, Portfolio Management da Vinci Partners. São apoiadores a Apimec, CDP, PRI, Comissão Intrasetorial de Sustentabilidade, Anbima, B3, CNSeg e Febraban.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 31.08.2017.