A Transparência Internacional (TI), um dos mais importantes movimentos internacionais de combate à corrupção, inaugurou no Brasil o seu primeiro projeto, o CAIAC – Centro de Apoio e Incidência Anti-Corrupção – um local onde o cidadão poderá fazer sua denúncia sobre casos de corrupção em sigilo e amparado por uma equipe de especialistas. O projeto experimental está sendo implantado em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo.
O CAIAC se baseia em uma das mais bem-sucedidas ferramentas da TI, os Advocacy and Legal Advice Centres – ALACs. Criados em 2003, estes centros estão presentes em mais de 60 países, apoiando vítimas e testemunhas de casos de corrupção e, ao mesmo tempo, gerando informações que subsidiam a pesquisa aplicada sobre o fenômeno da corrupção, orientando campanhas da sociedade civil e intervenções do poder público para promoção de reformas institucionais, legais ou administrativas.
O ouvidor geral do Estado de SP, Gustavo Ungaro, destacou a importância da atuação da entidade internacional e do projeto CAIAC na proteção às testemunhas e denunciantes da corrupção, lembrando seu próprio trabalho, há 16 anos, na implementação do programa de proteção a testemunhas e do Centro de Referência de Apoio à Vítima, tanto na Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo como, em seguida, no Ministério da Justiça, e ressaltou que a Ouvidoria Geral irá assinar, em breve, um termo de cooperação com a TI.
A implementação do CAIAC também foi apresentado e debatido durante a reunião internacional de trabalho das ALACs no Brasil. O evento de três dias, que foi encerrado no dia 08 de outubro, reuniu na capital paulista representantes de diversos capítulos da Transparência Internacional em Honduras, Argentina, Portugal, Alemanha e Brasil, jornalistas e especialistas da luta anticorrupção nos setores público e privado no Brasil.
Fonte: LEC, em 14.10.2015.