As ações proativas da Seguradora Líder para prevenção, detecção e investigação de fraudes contra o Seguro Dpvat já resultaram em mais de 32 sentenças condenatórias, 52 condenados, 13 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 11 prisões em todo o Brasil. "A proteção do Seguro Dpvat contra fraudes é uma das principais atribuições da Seguradora Líder para garantir que os benefícios deste importante seguro social continuem atendendo a quem de fato precisa. Desde o ano passado, contratamos profissionais com larga experiência no setor, implementamos novos critérios para análise das fraudes e aprimoramos nossos mecanismos sistêmicos. E o resultado já pode ser visto nos números", reforça Ismar Tôrres, diretor-presidente da Seguradora Líder.
Em abril, o Ministério Público do Ceará (MP-CE), em parceria com a Seguradora Líder, desencadeou uma operação que prendeu uma quadrilha especializada em fraudar o Seguro. A "Operação Lampana" cumpriu seis mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão.
Os números tornam-se mais expressivos, mês após mês. A malha fina de controles da Seguradora Líder barrou 17.550 tentativas de fraudes em 2017. Esse montante corresponde a quase metade (44,8%) de todas as fraudes evitadas no período de 2008, data de criação da seguradora, a 2016 (39.138).
Se o beneficiário souber de casos em que as pessoas solicitaram a indenização do Dpvat sem que tenham se ferido em acidente ou que estejam falsificando documentos para obter o benefício, as denúncias podem ser feitas através do 0800-0221205, ou no site. As ligações são gratuitas e em nenhum dos dois canais é preciso se identificar.
Fonte: Monitor Mercantil, em 04.05.2018.