Entrevista com Luiza Miyoko Noda - Assessora de Compliance da Fundação Copel
Diário dos Fundos de Pensão - Na condição de uma das usuárias mais constantes do "Calendário de Obrigações", o que a sua entidade entende existir de mais positivo nesse serviço oferecido pela Abrapp ?
Luiza Miyoko Noda - O “Calendário de Obrigações” possibilita controlar, de forma sistematizada, as obrigações legais das Entidades Fechadas de Previdência Complementar e, os alertas que são emitidos pelo sistema, por meio de correio eletrônico, auxiliam o usuário no sentido de monitorar os prazos para o cumprimento dessas obrigações, minimizando desta forma os riscos de sanções por descumprimento dos prazos.
É importante ressaltar que o fato de existirem várias entidades, no segmento, que utilizam o sistema, possibilita uma maior confiança de que as obrigações estão sendo contempladas no calendário, uma vez que, qualquer usuário que observe a necessidade de atualização das obrigações pode se reportar ao Núcleo Técnico da Abrapp. O Núcleo recebe, por meio de correio eletrônico, as solicitações de revisão, alteração ou inclusão de obrigações, que serão analisadas e, havendo ajustes, serão por ele implementados.
Outro aspecto importante é a facilidade de acesso às informações, eletronicamente, podendo ser visualizada pelos diversos níveis de controle da entidade.
Diário - Quantas pessoas utilizam o serviço na Fundação Copel e como é treinar um número maior de usuários ?
Luiza - Entre aqueles com perfis de consulta gerencial, operador e gestor de área, na Fundação Copel totalizam 69 (sessenta e nove) usuários ativos.
No mínimo uma vez no ano, a entidade promove um treinamento para manter o grupo atualizado, onde abordamos além das funcionalidades do calendário, as regras internas de utilização.
Diário - Serviços e produtos, sejam quais forem e não importa quem os ofereça, podem ser quase sempre aperfeiçoados. Acha que está no papel das associadas sugerir aprimoramentos ?
Luiza - Nós acreditamos que sim, pois o usuário é quem pode fornecer informações sobre a funcionalidade do sistema, dado que ele o utiliza sistematicamente. Há, inclusive, um atalho no sistema denominado “sugestões e erros”, que permite que o usuário encaminhe sugestões ao Núcleo Técnico. É importante salientar que, embora o sistema apresente limitações, esta equipe está em constante busca de melhorias.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 09.11.2015.