Em 5 de Maio passado completaram-se seis meses do rompimento da barragem do Fundão, na cidade de Mariana, Minas Gerais, provocando o maior desastre ambiental da história do Brasil e provavelmente o maior desastre do mundo causado por uma barragem de rejeitos.
Esta edição especial do Terra Report descreve o que são e como funcionam estas barragens, os detalhes do evento ocorrido e as suas consequências.
A partir de fontes públicas, estimamos os valores totais de perda econômica e os possíveis valores protegidos por seguros. Da mesma forma estimamos a distribuição das responsabilidades pelas possíveis indenizações entre as Seguradoras, Resseguradoras Locais e Resseguradoras Offshore.
Como referência e comparação a publicação mostra, de forma resumida, outros desastres de porte ocorridos anteriormente no Brasil.
Por fim, como um exemplo que pode nos trazer muitas lições, mostramos o desastre do superpetroleiro Exxon Valdez, na costa do Alasca, que gerou profundos aprimoramentos na regulamentação ambiental e de seguros dos Estados Unidos.
Como fontes de dados e para atender o leitor que desejar mais detalhes sobre as matérias apresentadas, durante o texto são referendadas 67 notas que são apresentadas ao final do trabalho, quase todas com seus respectivos links na Internet, para fácil obtenção de maiores informações.
A Terra Brasis espera que o trabalho de sua equipe, que resultou nesta edição especial do Terra Report, contribua para uma melhor compreensão do evento e de sua dimensão e que “Mariana” sirva de alerta para a nossa sociedade da importância do aprimoramentos da administração de riscos ambientais no Brasil. Espera também que pelo fortalecimento cada vez maior do setor de seguros e resseguros brasileiro trilhemos o caminho de um mercado cada vez mais eficiente para a proteção de nossa população e desenvolvimento de nossa nação.
Leia aqui a Edição Especial Mariana.
Fonte: Terra Brasis Re, em 30.05.2016.