O tema central do 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, realizado em outubro passado em São Paulo, recebeu aprovação de 96% dos entrevistados pelo Datafolha. O tema “Uma Nova Realidade: Previdência Complementar para Todos” foi amplamente aprovado pelos participantes do evento, com média de 4,7 (notas de 1 a 5). A aprovação geral do Congresso foi ainda maior, atingindo 98%, um ponto percentual a mais que o anterior. “Tivemos uma melhora geral na avaliação do Congresso deste ano, com destaque para a grande aprovação do tema central. Apesar da avaliação altamente positiva, vamos trabalhar para melhorar ainda mais no próximo Congresso”, diz Luiz Paulo Brasizza, Diretor Vice-Presidente da Abrapp e Coordenador Geral do Congresso.
A escolha do tema central recebeu nota máxima (5) de 74% dos entrevistados. Outros 22% deram nota 4 - atingindo o índice de 96% de aprovação. É uma evolução significativa se comparada com os 60% que deram nota máxima para o tema “Maturidade, Desafios e Oportunidades” escolhido para o Congresso de 2015. A avaliação é que o tema central deste ano tinha caráter muito mais propositivo com o objetivo de incentivar a apresentação de projetos para ampliar o acesso à Previdência Complementar.
A seleção dos temas também se destacou entre os aspectos mais positivos da 38º edição. Entre os entrevistados, 68% disseram que a escolha dos temas das plenárias e painéis foi o ponto mais importante do Congresso. O segundo aspecto mais positivo, a integração entre os participantes, recebeu indicação de 35% do público. Na questão de organização, o credenciamento foi o mais bem avaliado pelos entrevistados. Outro ponto positivo foi o estande institucional, com aprovação de 93%.
Ainda merece destaque, a aprovação de 99% da palestra magna de Mário Sérgio Cortella com o tema “Disruptura e Paradigmas: Novos Tempos, Novas Atitudes” - bem alinhado com a diretriz de inovação e necessidade de mudança para enfrentar os desafios atuais.
Renovação do público - O perfil do público apontou que 69% dos participantes já haviam participado em outras edições do evento. O restante, 31%, participou pela primeira vez. Dos entrevistados, 96% pretendem participar de outros Congressos. O alto número de estreantes foi considerado positivo pela coordenação do evento porque aponta para um forte interesse de um público mais jovem. Outro ponto positivo é que a aprovação do Congresso foi mais alta entre os mais jovens. Na faixa etária até 35 anos, 75% consideraram o evento ótimo e 25%, bom, totalizando 100% de aprovação. Nas demais faixas etárias, a aprovação também foi alta, mas ficou um pouco abaixo dos 100%.
A Abrapp confirma a realização e convida para o 39º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada que será realizado em Florianópolis (SC) de 10 a 12 de setembro de 2018.
Fonte: Abrapp Acontece, em 27.11.2017.