O Tribunal de Contas da União, em conjunto com entes de auditoria pública de outros três países – a Kuwait, Lituânia e África do Sul – lançou um guia com estratégias para avaliação de governança de tecnologia da informação.
Segundo o TCU, o objetivo é apoiar as entidades de fiscalização superior ao redor do mundo no desenvolvimento de capacidade na realização de auditoria de TI, daí o intercâmbio e a cooperação entre os países.
O guia está organizado em três capítulos: o primeiro traz conceitos e definições sobre o que é governança de TI; o segundo apresenta quatro diferentes técnicas de avaliação de governança de TI; o último capítulo mostra quatro estudos de caso que demonstram como essas técnicas foram aplicadas em casos concretos.
Segundo o TCU, o estudo de caso brasileiro resulta de processo iniciado em 2007 pelo TCU com o objetivo de induzir o aprimoramento da governança de TI na administração pública. “A cada dois anos, mais de 350 entidades dos três poderes participam desse levantamento”, diz o secretário de Fiscalização de Tecnologia da Informação do TCU, Márcio Braz.
Fonte: Convergência Digital, em 14.06.2016.