Por Jorge Wahl
Serão oficialmente anunciados hoje os nomes das associadas e os trabalhos com que concorreram e ganharam o 1º Prêmio Abrapp de Sustentabilidade. São elas “A Responsabilidade Socioambiental na PREVI” (PREVI); “Temas Econômicos - Política e Gestão de Investimentos/ Critérios Socioambientais” (INFRAPREV) e “Projeto Gestão do Ciclo Planejamento Previdenciário” (QUANTA PREVIDENCIA UNICRED).
O interesse despertado junto ao quadro associativo e, mais que isso, o ritual marcante que vai cercar a entrega do Prêmio às ganhadoras, espelha a extraordinária importância que dirigentes e profissionais de fundos de pensão atribuem hoje ao tema sustentabilidade. Uma postura que é vista como única forma de assegurar a perenidade, algo fundamental em um sistema cujos ciclos envolvem décadas de duração.
A entrega do Prêmio se dará na sexta edição do seminário A Sustentabilidade e o Papel dos Fundos de Pensão no Brasil, no dia 3 de setembro, no Rio de Janeiro.
Para Acyr Xavier Moreira, Coordenador da Comissão Técnica Nacional de Sustentabilidade da Abrapp, ao envolver as diretorias o Prêmio termina por trazer os principais dirigentes das entidades para mais perto do tema sustentabilidade, o que favorece enormemente a aceitação e valorização do assunto internamente.
Trata-se na verdade de algo mais do que uma objetivo. “A sustentabilidade encerra a própria missão dos fundos de pensão e o prêmio a reafirma”, resume Acyr. A questão é levar as nossas entidades a atuar de tal forma que permaneçam em condições de estarem pagando aposentadorias e pensões num futuro mais distante.
Ele entende que, mais do que fazer com que as entidades abracem objetivos de responsabilidade socioambiental ao investirem os seus ativos, essa primeira edição do prêmio tem por missão fazer com que fundos de diferentes portes compreendam práticas e processos que já adotam e como elas se alinham nessas questões de responsabilidade socioambiental. E também que passem a conhecer outros fundos que adotam essas boas práticas.
Essas práticas, nota Acyr, vão desde a definição de politicas internas práticas e transparentes, passando por relacionamento transparente e permanente com os participantes e o investimento com boas práticas de governança, até o consumo consciente nas próprias entidades.
São consideradas no prêmio iniciativas ambientais, sociais, econômico-financeiras e de governança, desde que ajudem a levar uma vida estavelmente saudável pelas muitas décadas que se mostrarem necessárias para atender o passivo.
A programação e espaço para inscrição no Seminário de Sustentabilidade estão em (http://sistemas.abrapp.org.br/educaprev/eventos/sustentabilidade.htm).
Fonte: Abrapp, em 10.08.2015.