Participantes dos planos de benefícios da patrocinadora Embrapa que estão inadimplentes por qualquer modalidade de serviço prestado pela Ceres tem oportunidade de negociar
Na última quinta-feira (23/8), a Diretoria Nacional do SINPAF reuniu-se com o presidente da Fundação de Seguridade Social Ceres, José Roberto Rodrigues Peres, para tratar sobre a política adotada pela instituição na negociação das dívidas contraídas por seus participantes.
O presidente do SINPAF, Carlos Henrique Garcia, explicou que alguns empregados da Embrapa e dirigentes sindicais têm procurado a Diretoria Nacional do SINPAF preocupados com a condição de endividamento e consequentes dificuldades nas negociações de débitos.
"Tomamos conhecimento das dificuldades enfrentadas pelos colegas que se encontram inadimplentes e precisamos que a Ceres, considerando as possibilidades legais e regulamentares, proporcione a esses participantes as condições necessárias para regularizarem suas pendências. Uma preocupação ainda maior é com a saúde financeira do plano de previdência complementar. Apesar de termos um volume de endividamento considerado baixo, a recuperação desses valores é importante para os planos", disse Carlos Henrique.
De acordo com o presidente da Ceres, José Roberto Rodrigues Peres, em torno de 500 participantes estão em dívida com a instituição. Destes, cerca de 180 encontram-se em cobrança judicial.
"Desde abril tivemos êxito na negociação com cerca de 30% dos inadimplentes, sem processo judicial", explicou o presidente da Ceres. Para ele, esse resultado é fruto de uma estratégia traçada pela fundação, que definiu uma nova sistematização de cálculo das dívidas.
O secretário executivo da Ceres, Jobson Dantas, informou que a instituição encaminha cartas ao participante inadimplente, comunicando o montante da dívida e convidando para negociar com a Gerência de Relacionamento da instituição. Quando não há retorno, a correspondência é encaminhada para a unidade onde o empregado está lotado.
"Estendemos a negociação para aqueles cuja dívida já está em cobrança judicial. Casos mais graves são analisados um a um", afirmou Dantas.
Os trabalhadores da Embrapa que ainda estão inadimplentes por qualquer modalidade de serviço prestado pela Ceres podem negociar diretamente com a Gerência de Relacionamento nos contatos:
Fonte: SINPAF/Ceres, em 27.08.2018.