Por Bruna Chieco

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com os representantes sindicais da previdência complementar fechada do Distrito Federal foi oficialmente lançada na quinta-feira, dia 4 de dezembro, em ato solene que contou com a participação do Diretor Vice-Presidente do Sindapp, José Manuel Justo Silva, e do consultor Claudio Benedet.
Também estiveram presentes na ocasião o Presidente do Sindicato dos Securitários, Isaú Chacon; a advogada da FENESPIC e do SindSecDF, Alexandra Vasconcellos; o Diretor-Superintendente da Previc, Ricardo Pena; além de associadas do Sindapp. A CCT do Distrito Federal foi aprovada em agosto, visando assegurar e ampliar os direitos dos trabalhadores do setor.

Anteriormente, o Sindapp conduziu Assembleias Gerais Extraordinárias (AGE) com as associadas do DF para tratar da pauta, com a elaboração de uma convenção composta por 45 cláusulas. Ao longo das reuniões, 38 delas foram ajustadas ou excluídas por consenso.
Os tópicos debatidos na convenção envolvem jornada de trabalho, antecipação do 13º salário, anuênio, complementação do auxílio-doença e estabilidade pré-aposentadoria. As assinaturas da CCT iniciaram no ato solene deste mês, e devem ser finalizadas ainda esta semana.
Fonte: Abrapp em Foco, em 09.12.2025.