Preparamos um trabalho sobre a frota segurada na cidade de São Paulo, com o intuito de contribuir na avaliação dos sinistros e adequação de preços, tendo por base os relatórios do SIMS sobre os Sinistros da Frota Segurada, recém divulgado.
É apenas uma amostra das possibilidades de análise que os relatórios do SIMS sobre a frota segurada podem suportar. A assinatura para acesso a essas informações tem um valor bastante acessível, comparada com o nível de informações fornecidas.
A análise que tem acesso livre e pode ser obtida através do link abaixo, faz um estudo da frota segurada na cidade, concentrando foco nos efeitos do prêmio médio e sinistro médio sobre a sinistralidade. Envolve automóveis e utilitários, separadamente, dentro das cinco zonas regionais, e depois por zonas distritais.
Por se tratar de um estudo, tem uma análise de sensibilidade do efeito do prêmio médio por local de risco sobre a sinistralidade das zonas regionais, utilizando uma simulação.
Claro que qualquer comparação deve ser cuidadosa, tendo em vista o perfil e a quantidade de itens da frota de cada seguradora, mas acreditamos que uma comparação criteriosa pode ajudar.
Ressaltamos que embora o trabalho se refira ao período de janeiro a dezembro de 2015, consideramos que o valor da moeda tem baixa influência nas avaliações, pois são feitas comparações entre variáveis do mesmo período, significando que o importante é a representação relativa entre essas variáveis.
Fonte: Flávio Faggion/Siscorp – Soluções em Seguros, em 12.12.2016.