Com 205 patrocinadores e 1.126 unidades pagadoras, a Funpresp-Exe (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo e Legislativo) tinha um óbvio problema a enfrentar e o resolveu na semana passada com o lançamento do “Guia do Patrocinador”, com o qual solucionou a dificuldade que tinha de se relacionar com tanta gente e de forma permanente. Pior, era um desafio não só de número, mas de dispersão, uma vez que o público alvo encontra-se distribuído por todo o País.
O lançamento do Guia teve uma repercussão à altura do problema que veio resolver. A cerimônia contou com a presença de Jaime Mariz, secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência, Carlos de Paula, titular da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), Carlos Alberto Caser, diretor-presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e Vice-Presidente da Abrapp e Elaine Castro, diretora presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Judiciário (Funpresp-Jud). Esta última lançou o seu “Manual do Patrocinador” ainda no ano passado.
Missão - Falando no ato de lançamento, Ricardo Pena, diretor-presidente da Funpresp-Exe, começou por explicar que o “Guia do Patrocinador” de sua entidade vai fundo na missão que lhe foi confiada, ao abordar os mais variados temas, como as condições de adesão, os benefícios do plano, o passo a passo para adesão e homologação dos pedidos de inscrição, dentre outras informações. Na mesma solenidade, a Fundação lançou o seu programa de educação previdenciária, o “Prever”.
Com 86 páginas e um conteúdo dividido em 11 capítulos, o Guia da Funpresp-Exe possui desde informações básicas, como a instituição da Funpresp, até a finalização do processo de adesão e homologação do Plano ExecPrev. No Guia, os gestores poderão conhecer em quais planos os servidores poderão se enquadrar, se como participante “Ativo Normal” ou “Ativo Alternativo”, bem como a descrição de cada um, incluindo as vantagens e diferenciais de cada. Outras informações são sobre as contribuições, bem como portabilidade, resgate do Fundo e regime de tributação. Além de todas as normas da Secretaria de Gestão de Pessoas para homologação e inclusão com adesão no cadastro do patrocinador e das contribuições em folha de pagamento. Enfim, estão ali informações claras e objetivas acerca do plano de benefícios, além dos procedimentos operacionais.
Como se reconhece que o relacionamento com os RHs das patrocinadoras é da mais absoluta importância, até porque é através deles que os servidores e participantes potenciais conseguem a maior parte das informações, o Guia é apenas uma parte de um esforço ainda maior. Periodicamente treinamentos são oferecidos aos gestores de RH, que ocorrem na sede da Funpresp, em Brasília, e também nos próprios órgãos pelo Brasil afora. Além disso, são realizados anualmente workshops regionais em conjunto com os ministérios do Planejamento e da Previdência Social, em uma iniciativa que alcança um número maior de pessoas. Nesse momento, por exemplo, está acontecendo um em Recife, com a participação de 60 gestores de RH de várias cidades do Nordeste. A Funpresp-Exe atende também pelo telefone, webconferência e videoconferência, tudo isso para não deixar os RHs sem resposta.
Problema semelhante - Elaine Castro, diretora-presidente da Funpresp-Jud, reconhece que o problema enfrentado por sua entidade assemelha-se ao que a co-irmã do executivo tenta resolver. O maior obstáculo, diz ela, ainda é a falta de informação sobre previdência complementar e a respeito das atribuições das patrocinadoras, assumidas no Convênio de Adesão com a Funpresp-Jud.
“Estamos investindo na aproximação com as áreas de gestão de pessoas, seja por meio de eventos, seja por meio do Informativo do Patrocinador, jornal trimestral em que são divulgados os acontecimentos mais importantes, seja pelo lançamento do Manual do Patrocinador que fizemos em 2014, do qual constam todas as rotinas necessárias para a execução das atividades inerentes à Funpresp-Jud, como a adesão dos participantes, o repasse das contribuições e os demais procedimentos que envolvem a área de recursos humanos”, resume Elaine.
Ela acrescenta que outra atividade essencial é a participação nos eventos de posse dos novos membros e servidores e no treinamento inicial que recebem, pois é o momento ideal para divulgar o plano de benefícios e a importância da previdência complementar. E completa: Essa atividade é feita em parceria com os patrocinadores e estreita a comunicação e os laços com a Funpresp-Jud.
Elaine ainda adianta uma nova iniciativa que está para acontecer: Ainda no primeiro semestre de 2015 será realizado o primeiro de uma série de três eventos planejados para as áreas de gestão de pessoas das patrocinadoras este ano.
“Aguardamos também a edição de uma norma conjunta dos patrocinadores, pela qual haverá para todos a diretriz de nomear responsáveis na área de gestão de pessoas para atuar como representantes da Funpresp-Jud”, diz. Esses representantes, que atuarão também como multiplicadores em cada patrocinador, receberão treinamento específico sobre a previdência complementar e o plano de benefícios da Funpresp-Jud, e participarão do programa de educação financeira e previdenciária que pretendemos continuar e intensificar este ano.
Elaine informa ainda que a 2ª edição do “Manual do Patrocinador” também está a caminho, com as atualizações necessárias.
Fonte: ABRAPP, em 18.03.2015.