O seguro entra em diversos aspectos da vida humana
Um exemplo é a publicação abaixo, do “Insurance Information Institute”, denominada “What Victims of Domestic Abuse Need To Know About Insurance And Finances”. Ou seja, o que as vítimas de violência doméstica devem saber sobre seguros e finanças.
http://www.iii.org/article/what-victims-of-domestic-abuse-need-to-know-about-insurance-and-finances
A ideia é que a segurança financeira pode fazer uma grande diferença nas vítimas de violência, na hora de decidir deixar um relacionamento abusivo. E o seguro, sendo um componente importante no planejamento financeiro, deve ser considerado nessa estratégia. Na verdade, estudos mostram que o abuso financeiro é uma tática comum usada para ganhar poder e controle em um relacionamento; quem pratica violência física também acaba praticando violência financeira. Muitas vezes, as vítimas são freqüentemente impedidas de desenvolver as habilidades financeiras necessárias para alcançar a independência. Por exemplo, nos EUA, 85% das vítimas da violência doméstica voltam a um relacionamento por falta de condições financeiras!
Nessa linha, o texto dá dicas simples e objetivas de como as vítimas podem ter mais compreensão da sua situação financeira, de como guardar os seus documentos, e até que tipo de seguro se deve fazer em uma separação nessas condições.
Uma iniciativa interessante, mostrando como o seguro pode orientar e influenciar diretamente a vida de muitas pessoas.
Fonte: Francisco Galiza/Rating de Seguros, em 15.11.2016.