Mais de R$ 1,5 milhão pagos, 444 acordos realizados e 645 processos analisados. Este foi o resultado do II Mutirão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos de Via Terrestre (DPVAT) de João Pessoa, que obteve 98% de acordos. A atividade aconteceu de 23 a 27 de novembro no ginásio da Vila Olímpica, no Bairro dos Estados, e fez parte da programação da X Semana Nacional da Conciliação.
A ação foi uma iniciativa do Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Núcleo de Conciliação, em parceria com as faculdades Unipê, Maurício de Nassau e IESP.
De acordo com o juiz Bruno Azevedo, diretor adjunto do Núcleo de Conciliação, o objetivo da ação foi descongestionar a pauta de processos do Poder Judiciário e prolatar uma maior quantidade de sentenças para alcançar um número significativo da população. Para o magistrado, a realização de esforços concentrados, no âmbito da conciliação, é a forma mais exitosa para resolver conflitos.
Bruno Azevedo lembrou que este foi o 4º esforço concentrado de 2015 e o 14º do Núcleo de Conciliação.
Planos para 2016 – Para definir o calendário de 2016 do Núcleo de Conciliação, o juiz Bruno Azevedo adiantou que uma reunião foi marcada para o dia 14 de dezembro.
Seguro DPVAT – O DPVAT é o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, ou por sua Carga, a Pessoas Transportadas ou Não (Seguro DPVAT), com a finalidade de amparar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, não importando de quem seja a culpa dos acidentes.
Para solicitar a indenização as vítimas de trânsito ou seus beneficiários, podem ligar para o número 08000221204. A ligação é gratuita para todos os estados brasileiros. Há ainda o ‘fale conosco’ , através do site oficial do DPVAT, www.dpvatsegurodotransito.com.br.
Fonte: TJPB, em 10.12.2015.