Por Fernando Andressa Antonioli
O segundo dia do VII Fórum de Direito e Seguros José Sollero Filho, realizado no teatro da Unibes, em São Paulo, começou com um painel de debate, mediado por Paulo Botti e Maurício Silveira, trazendo discussões acerca da estrutura dos contratos de resseguro. A primeira palestra foi de Paulo Piza, que tratou da cobrança de prêmio e recuperação nos tratados de resseguro, seguido por Carlos Roberto de Zoppa, que falou da regulação de sinistro. Por fim, a Dra. Judith Martins-Costa dissertou a respeito da boa-fé e regulação de sinistro.

Professora Judith Martins-Costa fala sobre boa-fé e regulação de sinistro
Após o primeiro intervalo, Carlos Velloso e Pablo Medina mediaram o segundo painel do dia. Dessa vez, os advogados Ayrton Pimentel e Bruno Miragem discorreram sobre a relação entre o seguro e os consumidores. O primeiro falou do beneficiário nos seguros de vida e integridade física, o último tratou o seguro e as relações de consumo.
A tarde foi repleta de novos debates. Para mediar o painel sobre seguro e responsabilidade civil, Reinaldo Aronis e Raphael Miranda receberam o advogado Gustavo Melo e o advogado italiano Francesco Di Ciommo, que falaram, respectivamente, sobre o contrato de seguro e terceiros, e sobre a evolução tecnológica e responsabilidade civil profissional.

Gustavo Melo foi um dos palestrantes do segundo dia do VII Fórum de Direito de Seguros
O quarto e último painel do segundo dia de Fórum foi preenchido pelo professor Alessandro Octaviani, responsável por falar sobre arbitragem e dominação econômica. Na sequência, a advogada Ana Frazão discorreu sobre Arbitragem, seguro, resseguro e formação do direito. Encerrando as palestras, a advogada e professora Juliane Krueger abordou a Arbitragem no projeto de lei de contrato social. Tudo sob a mediação de Marcelo Mansur e Wolf Ejzenberg.
Além de receber profissionais que são referência em Direito de seguros, o fórum também celebrou o lançamento de duas importantes obras do selo IBDS/Roncarati. Uma das obras é "Beneficiários no seguro de vida", de Ayrton Pimentel. “É uma satisfação que não tem preço. Eu tenho mais de 50 anos só de seguro, então, resolvi deixar um pouco dos meus conhecimentos publicando o livro”, disse o autor, enquanto autografava alguns exemplares para o público.

Ayrton Pimentel durante lançamento de seu livro "Beneficiários no seguro de vida”
A outra obra lançada, "Construction Risks Insurance: Instrument for Development", de Ernesto Tzirulnik, é a versão em inglês do livro “Seguro de Riscos de Engenharia: Instrumento de Desenvolvimento". Ao site da Roncarati, o presidente do IBDS se disse muito contente pela publicação. Ernesto, inclusive, já projeta a próxima edição do Fórum de Direito de Seguros. “A oitava edição do fórum vai comemorar o advento de novos tempos, tempos melhores e mais saudáveis, com autonomia que depende dos bons funcionamentos do contrato de seguro”, disse Ernesto.
Amanhã (20) é o último dia do VII Fórum de Direito de Seguros. Entre as atrações, estão painéis sobre seguro D&O, tributação e seguro, e sociedade. O responsável pelo encerramento das atividades é José Eduardo Cardozo, ex-ministro da justiça e ex-advogado-geral da União. A atração musical fica por conta de Toninho Ferragutti e Salomão Soares.
Fonte: Editora Roncarati, em 19.10.2017.