“Os resultados da pesquisa Abrapp/TNS Global são interessantes e nos deixam felizes por constatarmos que, no que diz respeito ao regime geral da previdência social há uma percepção de que houve melhorias nos serviços de atendimento, evolução tecnológica e confiança na transparência e na fiscalização do INSS”, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Previdência Social do Ministério do Trabalho e da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas. Ao participar do painel de debates sobre o tema “Maturidade, Percepção sobre a Previdência Complementar e Oportunidade de Construção do Futuro” realizado no 36º Congresso dos Fundos de Pensão em Brasília, Gabas lembrou que essa visão favorável é fruto de um grande esforço desenvolvido desde 2003 para aumentar a transparência e o combate a fraudes no INSS.
O levantamento apontou também que, do lado negativo, há o receio generalizado de que o regime de previdência social entre em colapso. O que é uma visão equivocada, segundo Gabas, uma vez que o sistema de previdência brasileiro é referência em todo o mundo por ser um dos modelos mais sólidos de proteção social. “Generoso e sólido, esse sistema não está sob o risco de colapso mas precisa ser protegido do lado das contribuições, o que exigirá uma mudança de regras para que o modelo fique mais adequado à nova realidade demográfica do país e às necessidades das futuras gerações”, afirmou o secretário.
Em relação à previdência complementar, Gabas afirmou que ela é fundamental para suplementar a renda dos aposentados a partir do nível máximo de cobertura do INSS. Ele defendeu ainda a necessidade de se iniciar uma ampla discussão sobre como agregar planos de saúde aos de previdência e sobre a sustentabilidade dos planos de benefícios fechados.”Estamos em um momento propício para discutir o equilíbrio e a sustentabilidade da previdência complementar, ao mesmo tempo em que é preciso mexer nas regras do INSS para atualizá-las ao nível de envelhecimento e longevidade da população brasileira”, observou Gabas.
Fonte: Abrapp, em 07.10.2015.