Segundo o estudo, os mercados de seguros e resseguros brasileiros destacam-se mundialmente pelo uso disseminado de seus modelos de bancassurance
A Standard & Poor's Ratings Services divulgou seu primeiro relatório sobre a indústria brasileira de seguros, oferecendo uma análise geral sobre 14 seguradoras e seis resseguradoras em operação no Brasil.
Além disso, a agência divulga a Avaliação do Risco da Indústria Seguradora do País (IICRA, na sigla em inglês para Insurance Industry and Country Risk Assessments) para os segmentos de vida e previdência, saúde e ramos elementares no Brasil. Segundo o estudo, os mercados de seguros e resseguros brasileiros destacam-se mundialmente pelo uso disseminado de seus modelos de bancassurance (bancarização da distribuição de produtos), que representam praticamente 60% dos prêmios subscritos no país.
Os maiores bancos oferecem, por meio de suas redes de agências, produtos de seguros aos clientes, dominando o varejo do segmento de seguro no Brasil. "Esperamos que o ritmo de crescimento de produtos bancários (principalmente os privados) e de seguros reflita a desaceleração econômica no Brasil em 2014, limitando o crescimento da indústria comparado aos últimos três anos", analisa Santiago Carniado, Lead Analytical Manager da América Latina na área de Serviços Financeiros.
"Além disso, acreditamos que o aumento no endividamento das famílias limitará o crescimento da demanda por produtos de seguro. No entanto, a penetração ainda baixa, em cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB), e o também baixo nível de desemprego sustentarão o crescimento da indústria, estimado entre 10%-15% nos próximos dois anos ante 23% em 2012", afirmou em nota divulgada.
Segue o link do estudo: https://www.spratings.com/insurance/Brazilian-Insurance-Market.html?sp_mid=42280&sp_rid=95391
Contato analítico: Gabriela Sebrell
São Paulo - 55 (11) 3039-9728
Fonte: Sonho Seguro, em 02.10.2014.