Relatório de Atividades da FIDES 2014–2015 em três idiomas já está disponível para download
A XXXV Conferencia Hemisferica de Seguros da Federacion Interamericana de Empresas de Seguros (FIDES) teve início oficialmente hoje, dia 26, em Santiago do Chile, com a palestra de abertura do Presidente da FIDES e da CNseg, Marco Antonio Rossi, que começou agradecendo às associações de seguros que o apoiaram ativamente na condução da instituição.
Rossi, cujo mandato à frente da FIDES se encerra durante o evento que vai até o dia 28, destacou, entre os passos para o cumprimento de sua missão, a reestruturação do site da Federação, concluída em abril de 2014, passando a funcionar como uma plataforma online de divulgação de temas de interesse para o mercado segurador latino-americano, em consonância com o contexto socioeconômico e os temas atuais na região.
A reestruturação do site, lembrou ele, também permitiu que fossem firmadas parcerias inéditas com empresas de consultoria, que se tornaram patrocinadoras da Fides, mediante a contrapartida de veiculação de publicidade no site, gerando receita adicional para a Fides e, ao mesmo tempo, oferecendo conteúdo de relevância para os membros.
Outra ação importante destacada foi a reativação dos Grupos de Trabalho, que já começaram a executar seus primeiros projetos, como o GT sobre Solvência, que está produzindo um mapa do estado dos regimes de solvência nos países membros, e o GT de Proteção do Consumidor, que já realizou um mapeamento das normas de proteção do consumidor de seguros e dos motivos mais frequentes de reclamação dos segurados.
Ainda em consonância com o objetivo de aprimoramento das relações de consumo de seguros, Rossi ressaltou a realização de pesquisa executada pela LIMRA sobre as Diretrizes da ONU sobre Proteção ao Consumidor, que contou com a participação de 129 empresas associadas tanto à LIMRA como à FIDES.
Outros projetos realizados pela Fides e lembrados por Rossi foram o de mapeamento da regulação do microsseguro nos países membros e o do “Seguro Agrícola para a América Latina”, fruto de parceria da Fides com o Banco Mundial, com o objetivo de minimizar o impacto econômico das mudanças climáticas na região e promover o desenvolvimento de produtos de seguro agrícola e instrumentos inovadores de gestão de riscos.
Durante seu mandato, no período de 2014 e 2015, o presidente da FIDES também disse ter tido a grata satisfação de dar boas-vindas a quatro importantes players do mercado de seguros como novos membros aderentes da Fides: A Terra Brasis Resseguros, o IRB Brasil RE, a Markel Resseguradora e a ECHO RE, que fortaleceram o quadro de resseguradoras, juntando-se à Munich RE, Swiss RE, Transatlantic RE e Patria RE.
No encerramento de seu discurso, Rossi disse deixar uma boa safra de realizações graças à soma dos esforços de todos os envolvidos, ressaltando a solidez do trabalho de todos os que vieram antes dele, na partilha e na prática dos ideais da Federação, em prol do fortalecimento do mercado segurador latino-americano.
E para que a história de avanços e realizações da FIDES não se perca no tempo, Rossi anunciou a disponibilização do site da FIDES e da CNseg do Relatório de Atividades da FIDES 2014 – 2015, em espanhol, português e inglês.
Leia a íntegra do Relatório de Atividades FIDES 2014-2015 em português
Fonte: CNseg, em 26.10.2015.