Por Jorge Wahl
O Presidente da Abrapp, Luís Ricardo Marcondes Martins, reuniu-se ontem no Rio de Janeiro com o Presidente do IBGE, o economista Paulo Rabello de Castro, um conhecedor de nosso sistema e que mostrou mais uma vez compartilhar muito do pensamento da Abrapp quanto à urgência do fomento da previdência complementar fechada.
O encontro foi mais um que o Presidente Luís Ricardo vem mantendo nas últimas semanas com lideranças de mercado, empresariais, governamentais e políticas, no esforço para através de reconhecidos formadores de opinião mobilizar a sociedade brasileira em favor do crescimento da poupança previdenciária, julgada fundamental por seu duplo papel social e econômico.
Capitalização reverte quadro - Paulo Rabello mostrou compartilhar com a Abrapp a intensa preocupação com a baixa capacidade brasileira de poupar. Diversos dados foram referidos na conversa comprovando isso, sendo a previdência complementar fechada e o regime de capitalização a ela associada apontados como o corretivo mais adequado para reverter tal quadro.
Como a Abrapp, aliás, Paulo Rabello disse defender a extensão do regime de capitalização presente na previdência complementar fechada à uma vertente da Previdência Social, quebrando-se assim um pacto intergeracional cada vez mais difícil de manter em tempos de crescente longevidade.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 12.04.2017.