A primeira coisa a se fazer ao pensar em investimentos agressivos, sofisticados e de longo prazo é que o ano a ano pode acabar se tornando um problema para os Fundos de Pensão. Isso porque esse tipo de rentabilidade tem muito risco e pode dá errado. É o que explica o especialista Guilherme Benites, sócio da Consultoria Aditus, que palestrou nesta quinta-feira (17) no primeiro dia do XIX Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão realizado pela Anapar.
De acordo com Benites, bolsas de valores são investimentos de longo prazo e nesse sentido podem gerar rentabilidades muito boas em alguns momentos e baixas em outros. Mas isso nunca deveria gerar um problema atuarial, ou seja, um déficit nos fundos de pensão.
“O grande cuidado que se precisa ter ao investir em ativos de maior risco é o cuidado da análise, da seleção e principalmente a formalização de tudo que está sendo feito. Essa é uma preocupação que vem crescendo cada vez mais forte, porque investimentos as vezes dão errado. Se todos dessem certo, não estaríamos hoje aqui tendo essa apresentação”, explica.
Assista a palestra de Guilherme Benites.
Fonte: Anapar, em 17.05.2018.