Por Antonio Carlos Teixeira, em parceria com a VTN Comunicação (*)
Relatório InsurTech é um produto mensal, com análise exclusiva sobre o tema do período e notas sobre Insurtech no mundo.
Capital InsurTech: Munique assume a liderança europeia do Seguro Digital
A saída do Reino Unido da Zona do Euro (brexit) está causando mudanças também na área de tecnologia e inovação do Setor de Seguros internacional. A cidade de Londres, um dos bastiões globais do Seguro, acaba de perder para a alemã Munique a liderança da vanguarda europeia das InsurTechs.
A tomada da dianteira como cidade hotspot de InsurTech na Europa não é algo que possa causar surpresa quando se fala de Munique. Além de Cidade-Símbolo da Bavária, Munique é o coração do Indústria Seguradora alemã. Com a (aparente) perda da liderança londrina, Munique desloca-se para o olho de um furacão catalisador de pesquisas, inovações, debates e tecnologias relacionadas ao disruptivo futuro digital do Setor de Seguros.
A força da “Tempestade InsurTech Bávara” está atraindo não apenas seguradoras, mas também empresas de tecnologia, empreendedores digitais, investidores, uma enxurrada de CEOs, CIOs, CFOs, CMOs, CDOs e uma gama de ávidos executivos e empresários, todos dispostos e ávidos por atualização e adequação a conceitos, nomenclaturas e “ecossistemas” gerados pela Era das InsurTechs e startups de seguro digital globais. E não é para menos: olha só.
Investidores: 50 empresas de capital de risco e private equity
A região de Munique possui um excelente acesso ao financiamento de inúmeros business angels, empresas de capital de risco, programas de empreendimentos corporativos e subsídios públicos.
Governos incentivam ambiente inovador
Os governos local, estadual e federal aprimoram a vantagem competitiva da região, criando um ambiente inovador para empresas em todas as etapas.
Tech-Companies: gigantes oferecem parcerias
Microsoft, Amazon e IBM, as Tech-Companies, encontraram sua base em Munique e estão complementando modelos comerciais de empresas e de seguradoras, assumindo funções que vão desde parceiros para a fabricação de equipamentos a provedores de tecnologia para investidores.
Geração de conhecimento: 24 universidades e 16 institutos de pesquisa e desenvolvimento
Universidades renomadas, bem como institutos de pesquisa aplicada, impulsionam o desenvolvimento tecnológico, criando o terreno fértil e necessário para desencadear modelos e ideias de negócios alternativos.
Múltiplas Startups e 18 incubadoras / aceleradoras
As startups já se constituem a força impulsionadora da inovação tecnológica no Negócio de Seguros em Munique, agilizando a digitalização dos processos corporativos para melhorar a experiência global dos clientes e a eficiência da indústria.
A força das Corporações: 20 empresas já se posicionaram na região
Os modelos de negócios inovadores estão sendo são ativamente apoiados por líderes globais e players locais especializados no Setor de Seguros, bem como por líderes de mercado de indústrias associadas ao segmento, como automotiva, saúde e TI.
InsurTech Hub Munich
“Bem-vindo ao epicentro do negócio de seguros digitais” é a “call-to-action” da InsurTech Hub Munich <https://www.insurtech-munich.com>.
A plataforma se define como “um vibrante ecossistema” formado por startups, parceiros corporativos, investidores e instituições de pesquisa. Combina experiência com espírito empreendedor, mantendo uma visão global e alcance internacional.
A InsurTech Hub Munich tem planos pra lá de ambiciosos: a plataforma quer moldar o futuro do seguro global por meio do desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras no Setor de Seguros e pela quebra de paradigmas que impedem o avanço do segmento em nível internacional.
Para seguir nesta empreitada, a InsurTech Hub Munich já tem 17 parceiros, entre eles as gigantes do mercado Allianz, Generali e Munich Re.
Meetup: a comunidade digital de InsurTech e FinTech
Meetup FinTech/InsurTech <https://www.meetup.com/pt-BR/Muenchen-FinTech-und-InsureTech-Meetup/?_cookie-check=DcArlOai5-ydgCuQ é uma comunidade criada em Munique para reunir todos os entusiastas de FinTechs e InsurTechs. Nesse vanguardista ambiente digital, discute-se inovações, tendências, investimentos, oportunidades e muita troca de experiências e interações vindas dos apaixonados pelos dois segmentos.
Werk1 (W1)
Uma plataforma que ajuda empreendedores a iniciar uma revolução na Indústria de Seguros. Assim se define a Werk1 (W1) <http://werk1.com>
A incubadora digital de Munique é líder no desenvolvimento de programas e na aceleração de startups InsurTechs de qualquer parte do mundo. Conta com a parceria das robustas seguradoras Allianz, ARAG, die Bayerische, Generali, HUK-Coburg, LV1871, Munich Re, Nürnberger, Swiss Re, VKB e WWK.
DIA – Digital Insurance Agenda, 15 e 16 de novembro de 2017
Espere no palco do Digital Insurance Agenda (DIA) <http://www.digitalinsuranceagenda.com/dia-munich/> uma mistura perfeita de startups frenéticas, inovações disruptivas, tecnologias e um espetáculo de som, luzes e cores dignas daquelas que só vemos dedicadas a celebridades do show business! Mas o business aqui é outro! O core será InsurTech e inovação no seguro nas áreas de property, acidentes, saúde e seguro de vida.
Serão discutidas soluções inovadoras para novos fluxos de receita, subscrição, fidelidade de clientes, IoT, APIs, wearables, dispositivos móveis, telemática, etc.
No palco do DIA serão apresentadas mais de 50 “InsurTech Experiences”, com a participação de 9 Keynotes e cerca de 850 participantes vindos de 40 países e 6 continentes, que compartilharão as suas opiniões e ideias sobre o futuro e as estratégias digitais da Indústria de Seguros global.
Apesar desse turbilhão de eventos de InsurTech ocorrendo em Munique, influenciadores como Janthana Kaenprakhamroy, da startup Insurtech Tapoly, ainda se mantêm esperançosos de que Londres retome da cidade alemã a coroa do seguro digital europeu.
Pode ser. E que essa disputa entre ingleses e alemães seja capaz de gerar mais soluções inovadoras e disruptivas para o Novo Mundo do Seguro Digital Global.
(*) Antonio Carlos Teixeira é Assessor Estratégico e Gestor de Comunicação para Negócios de Insurtech, Seguro Transição para Economia de Baixa Emissão de Carbono.
Fonte: Terra Gaia, em 16.10.2017.