Participantes ativos e assistidos já podem conferir detalhes sobre os resultados e gestão do seu plano de benefícios durante o ano de 2017 acessando o Relatório Anual de Informações da Funcorsan (RAI), disponível aqui no portal (clique aqui para acessar). Entre as informações mais relevantes, destaca-se a superação da Meta Atuarial pelo segundo ano consecutivo. Este é o indicador utilizado para assegurar o cumprimento dos compromissos futuros do plano. Além disso, apesar das oscilações de mercado, em 2017 a rentabilidade global dos investimentos obteve um resultado superior em 2,98%, totalizando o percentual de 11,01% contra 7,80% da Meta (em 2016, o resultado foi superior em 4,08% em relação à Meta). Comparado com outros indicadores financeiros, o resultado se apresenta ainda mais significativo. A poupança, por exemplo, rendeu, no ano de 2017 6,80%. Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) atingiu 2,07% e o Certificado de Depósito Interbancário (CDI) rendeu 9,93%.
Os bons resultados da Fundação decorrem de uma política de investimentos que alia rentabilidade e segurança, de forma a permitir a gestão dos recursos com uma visão estratégica e de longo prazo. Desse modo, a Funcorsan encerrou o exercício de 2017 com um patrimônio de R$ 1,572 bilhão. Esse desempenho possibilitou honrar todos os compromissos junto aos seus 8.961 participantes, colocando a entidade na 77ª posição de um total de 300 fundações do segmento de previdência complementar fechada em todo o Brasil.
Além destas informações, o Relatório registra a renovação de metade da governança institucional, através da posse, realizada em março de 2017, dos novos membros dos conselhos Deliberativo e Fiscal e do diretor de Seguridade, propiciando não somente que novas competências sejam agregadas à gestão da entidade, mas permitindo a devida transparência e representatividade frente aos participantes.
O documento destaca, ainda, o constante compromisso com a prestação de informações transparentes, detalhando outra ação empreendida: a criação do Fórum Permanente de Diálogo Funcorsan, que visa promover a interação entre as partes interessadas e prestar os esclarecimentos necessários sobre o Plano de Benefícios.
De acordo com a Diretoria Executiva, no exercício de 2018 a Fundação seguirá acompanhando a evolução de suas premissas atuariais, com o objetivo de fortalecer sua aderência de acordo com a realidade da massa de participantes do plano, inclusive acompanhando o aumento da sua longevidade. A ideia é seguir atuando estrategicamente, com foco na gestão de resultados para propiciar maior qualidade de vida no momento da aposentadoria de seus participantes.
Fonte: Funcorsan, acessado em 25.04.2018.