Por Martha Corazza
A parceria com uma série de agentes representantes de setores de atividades essenciais ao dia a dia dos fundos de pensão é um dos fatores que contribuem para o crescimento e consolidação do sistema de previdência complementar fechada. Nesse sentido, a iniciativa da Abrapp, ao criar a Rede de Credenciados, tem sido fundamental para oferecer às associadas o acesso organizado a um amplo leque de prestadores de serviços. Em contrapartida, essas empresas ganham a oportunidade de aperfeiçoar seus relacionamentos no ambiente institucional e conhecer mais de perto as necessidades das Entidades Fechadas de Previdência Complementar. “Ainda que a Abrapp, até por seu objetivo social, seja uma associação que reúne essas Entidades, o universo da previdência complementar fechada é composto também por outros atores”, lembra o presidente da Abrapp, José Ribeiro Pena Neto. A Rede de Credenciados, sublinha o presidente, “permite reunir vários parceiros que são prestadores de serviços em diferentes áreas de conhecimento como atuária, investimentos, assuntos jurídicos e contábeis, entre outros, e que participam de nosso esforço para o crescimento e o fortalecimento do sistema”.
“Fidelização” - A maioria dessas empresas já participava dos eventos realizados pela Abrapp abertos a patrocínios, sempre de acordo com os temas escolhidos dentro das diversas áreas de atuação. “Levando em conta que alguns deles estavam presentes em vários eventos, a Rede veio consolidar essa participação e criar uma forma de “fidelização” desses patrocinadores”, explica José Ribeiro. Eles partilham o dia a dia das associadas, da associação e aparecem inclusive na Revista Fundos de Pensão, fazendo surgir uma categoria de pessoas físicas e de pessoas jurídicas que estão estreitamente relacionadas ao universo das EFPC. “Como resultado, além de contribuir para o crescimento do sistema, esse permanente intercâmbio transmite às empresas a percepção de que não se trata de uma parceria apenas pontual; o nosso projeto prevê um esforço para a manutenção de quem já está na Rede e para a captação de novos membros”, afirma o presidente da Abrapp.
Simbiose - “Estar na Rede de Credenciados nos dá acesso ao mercado de investidores institucionais no Brasil de forma profunda, além de recebermos estatísticas desse mercado, notícias sobre organização de eventos com diferentes focos, num pacote abrangente”, avalia o diretor de Investimentos da Hancock Asset Management para o Brasil, Cleidson Rangel. A gestora de recursos multinacional integra o grupo Hancock Timber Resources, que tem US$ 15 bilhões sob gestão em todo o mundo, sendo que R$ 200 milhões investidos no mercado brasileiro, onde está presente desde 2011 com projetos que atualmente estão em fase de expansão. “Nas classes de ativos reais com as quais trabalhamos, incluindo florestas, agronegócio e energias renováveis, por exemplo, o Brasil é o mercado com maior potencial mundial e a Rede da Abrapp tem sido muito importante para estarmos próximos dos institucionais locais”, afirma Rangel. Essa parceria reflete uma característica que é comum aos diversos sistemas de fundos de pensão, ou seja, é fundamental que haja um suporte entre as fundações e os seus prestadores de serviços. “As Entidades precisam contar com o apoio de grupos que agregam conhecimento em diferentes áreas, essa simbiose proporciona vantagens mútuas”, diz Rangel.
Foco objetivo - Boa visibilidade no universo da previdência complementar fechada e acesso a produtos como a Revista Fundos de Pensão, Diário dos Fundos de Pensão e outros oferecidos pela Abrapp são alguns dos pontos positivos para os membros da Rede, observa o diretor da área de investidores institucionais do Credit Suisse no Brasil, Fernando Brandão. “Participar dessa parceria, que tem um número crescente de associados, nos dá acesso também a uma relevante rede de relacionamentos que é cada vez mais importante, porque o desenvolvimento da indústria de fundos de pensão é fundamental para o Brasil”, afirma Brandão. Sob o ponto de vista do Credit Suisse, a aproximação com a Abrapp e suas associadas tem sido motivo não só de orgulho para o gestor como também de um retorno de marketing expressivo. “Nossas características são diferenciadas no mercado, primamos pela qualidade e atuamos com uma equipe enxuta, então o retorno proporcionado pela Rede é essencial porque os clientes que nos procuram via Abrapp já sabem o que querem e conhecem nosso perfil, o que nos permite ter um foco objetivo nesse relacionamento”.
Qualidade técnica - “A participação do escritório Raeffray, Brugioni & Alcântara Agostinho Advogados na Rede já conta com bastante tempo e nesse período a nossa aproximação com o universo da previdência complementar e principalmente com as matérias afetas aos fundos de pensão se intensificou em razão dos eventos promovidos pela Abrapp”, explica Ana Paula de Oriola Raeffray. Os eventos, destaca a advogada, “são muito bem estruturados e com ótima qualidade técnica e também em razão da contínua proximidade com os profissionais que atuam nas EFPC”. Como resultado, ela conclui que “a Rede tem oferecido a oportunidade de manter maior proximidade com os clientes e contínuo aprimoramento do estudo desse segmento, com a efetiva troca de informações”.
Com perto de 50 empresas dela participando, a Rede de Credenciados acaba de crescer, em julho, com a entrada da FTSE Russel.
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 03.08.2015.