A Real Grandeza acaba de publicar o estudo “A Busca por Resultados de Longo Prazo em Fundos Multimercado”, que analisa qual é, afinal, a janela ideal para avaliar a performance desses fundos. Embora o mercado frequentemente olhe para resultados de 12 meses, a pesquisa mostra que janelas curtas se assemelham a um cenário de “cara ou coroa”, enquanto períodos mais longos — entre 36 e 60 meses — revelam de forma mais clara a consistência dos gestores.
O estudo também comprova o valor agregado pela FRG ao selecionar e monitorar gestoras: os fundos habilitados pela fundação superam de forma consistente a mediana da indústria. Uma análise que reforça a importância de decisões de investimento com horizonte estratégico, alinhadas ao compromisso de longo prazo com os participantes.
Elaborado pela equipe de Fundos de Fundos (FoFs) da Real Grandeza, o estudo foi coordenado pelo analista sênior de investimentos e gestor de FoFs, Arthur Paolucci.
"O trabalho avaliou a performance dos veículos e a consistência de seu desempenho, com o objetivo de medir a probabilidade de gestores superarem o CDI e o CDI+2% em diferentes horizontes de tempo, utilizando janelas móveis de três até 84 meses", informou Arthur em entrevista à revista Investidor Institucional.
Fonte: Real Grandeza, em 10.12.2025