Por Alex Akira
Na primeira edição do estudo sobre o assunto, companhias do ramo energético ocupam três das cinco primeiras colocações na lista
Organização Não Governamental (ONG) Transparency International divulgou nesta semana um ranking com as 100 maiores empresas e os 10 maiores bancos brasileiros em relação à transparência organizacional. Esta é a primeira vez que um levantamento sobre o assunto é realizado e considerou as práticas de anticorrupção, clareza organizacional e de transparência na divulgação de informações financeiras.
De acordo com a lista ocupam a primeira posição as empresas Neoenergia, grupo privado do setor elétrico brasileiro, e Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção. Na terceira e quarta posição aparecem, respectivamente, as empresas de energia EDP – Energias do Brasil e CPFL Energia. Em quinto lugar ficou a Arcelator Mittal Brasil, empresa que atua no ramo de aço.
A chief compliance officer da Telefônica (15ª colocada no ranking), Roberta Pêgas, comemorou o reconhecimento pelo trabalho efetuado na empresa. “Atribuímos o reconhecimento à evolução do nosso programa de compliance e, principalmente, ao engajamento da alta liderança para o tema, buscando nos posicionar como uma das referências em melhores práticas e ética empresarial”, afirmou.
Confira o levantamento completo aqui.
Fonte: Metrópoles, em 02.02.2018.