Por Jorge Wahl
O que a 3ª edição da pesquisa Raio X dos Fundos de Pensão promete realizar é um antigo desejo do sistema: mostrar a realidade segmentando entre os diferentes perfis de entidades, quer dizer, tirar a foto mais realista e detalhada mas respeitando as diferenças e evitando ficar só nas médias que podem entregar um resultado falso. Quanto ao resto, a nova edição vai confirmar a maior qualidade das duas anteriores, a de fornecer o quadro mais completo do que os fundos de pensão são hoje e aquilo em que as tendências que vão sendo observadas podem transformá-los.
Um retrato assim completo do sistema e, ainda além disso, capaz de mostrar as nuances entre as entidades segundo os seus diferentes perfis, é algo da maior importância. É nisso que acredita a Abrapp, numa convicção aliás reforçada pelas inúmeras vezes em que as edições anteriores da pesquisa ajudaram a motrar o erro ou o acerto de determinadas práticas em vista de estratégias e políticas adotadas, confirmando ou desmentindo alinhamentos ou distanciamentos. Enfim, a Raio X existe para que os dirigentes reafirmem acertos ou corrijam o que precisa ser melhorado.
E ninguém melhor que os principais dirigentes das associadas, todos eles executivos com uma visão clara das prioridades, urgências e do que é realmente relevante ou não, para entender a importância de a pesquisa Raio X dos Fundos de Pensão ser em todos os sentidos um êxito. Um sucesso que só nos fará mais fortes.
1º de julho é o prazo - A pesquisa Raio X dos Fundos de Pensão é sem dúvida uma iniciativa da maior importância, uma vez que as informações que levanta é que vão balizar a postura da Abrapp em relação a uma série de temas fundamentais e, ao mesmo tempo, fácil de responder, por ter sido o questionário estruturado em módulos que vão se ajustando à medida que as respostas são dadas. Por isso mesmo é vital que as associadas participem em grande número, acessando até 1º de julho o link fornecido através de circular enviada ao quadro associativo, onde também são encontrados usuário e senha. O preenchimento é feito online.
A pesquisa Raio X dos Fundos de Pensão vai fornecer uma autêntica fotografia de como estamos sendo afetados pela conjuntura e novos normativos, entre outras mudanças com as quais os gestores estão tendo de lidar. Para tanto, trabalha questões relativas à gestão dos ativos e do passivo, envolvendo também aspectos relacionados à governança, fomento e sobre a estrutura de gestão das áreas operacionais - comunicação, contabilidade, seguridade, TI, entre outros. Nesse sentido, além do conhecimento sobre o posicionamento e os desafios atualmente enfrentados pelas entidades, a iniciativa visa obter subsídios à proposição e formulação de políticas e práticas, cada vez mais aderentes à realidade do mercado.
Entidades receberão relatórios - Os resultados gerais da pesquisa permitirão produzir estudo que será apresentado no 37º Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão, em setembro. Além disso, cada entidade participante da iniciativa que responder o formulário de forma completa receberá relatório específico comparando a sua resposta com a média do sistema, compondo assim, um benchmarking referencial para a gestão da EFPC.
Esclarecimentos adicionais acerca do preenchimento do questionário poderão ser obtidos junto ao IBRC pelo e-mail:
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 27.06.2016.