
Segundo a psicóloga Luciane Fagundes, a racionalidade do ser humano é limitada, e nem sempre ele toma as melhores decisões para a sua vida
A “Entrevista Especial” desta segunda-feira ouve a psicóloga Luciane Fagundes, especialista em psicologia econômica aplicada a seguros. De acordo com ela, a racionalidade do ser humano é limitada, e nem sempre as pessoas tomam as melhores decisões para suas vidas. “Seguro de vida e previdência complementar mexem com as nossas emoções. A tendência natural do ser humano é evitar pensar nesse assunto. E se a gente evita pensar nele, acaba não se preparando para quando se deparar com alguma necessidade ou risco”, diz.
No quadro “Fala Presidente”, também nesta segunda, o presidente da CNseg, Marcio Serôa de Araujo Coriolano, aborda a proteção veicular, conhecida como “seguro pirata”, por ser ilegal. Segundo Coriolano, o consumidor não tem “absolutamente nenhuma garantia ao contratar uma proteção veicular ou qualquer outro nome parecido”. “Ele corre todos os riscos”, afirma. “Isso é que precisa ficar claro para todos, seja o consumidor, seja o Poder Judiciário, seja inclusive o legislador, que pode se ver querendo acolher pretensões como essas, que só fazem ir contra o direito da população.”
Na terça-feira, é a vez de o consultor da FenSeg Neival Freitas falar, no quadro “Conheça os Seguros Gerais”, sobre hábitos como comprar artigos roubados ou falsificados em camelôs ou ainda remédios no mercado negro, o que estimula o roubo de cargas e, consequentemente, encarece o seguro para as transportadoras e o preço final desses produtos. Também na terça, o quadro “Qual é a Dúvida?” explicará por que os planos de saúde individuais são mais caros que os coletivos, principalmente para quem tem mais de 60 anos.
O diretor da FenaPrevi Fabiano Lima é o entrevistado do programa “Entenda o Seguro de Pessoas” que vai ao ar nesta quarta-feira. Ele falará sobre seguro viagem. No mesmo dia, o programa “Inovação e Sustentabilidade” traz a presidente da Comissão de Assuntos Jurídicos da FenSeg, Ana Paula Almeida, que vai tratar do Grupo de Trabalho sobre Diversidade e Inclusão no Mercado Segurador.
Na quinta-feira, o superintendente de Regulação da FenaSaúde, Sandro Leal, falará sobre o workshop “Análise de Impacto Regulatório”, que será realizado no mesmo dia na sede da CNseg, no Rio. Ainda na quinta, a superintendente jurídica da Confederação, Glauce Carvalhal, explicará no “Momento Jurídico” como funciona a mediação.
Fechando a semana, o “Minuto da Capitalização” de sexta-feira terá como tema a relação do corretor com a capitalização. Já o “Dica do Consultor” vai abordar a conscientização para um trânsito mais seguro.
Diariamente, a Rádio CNseg traz ainda boletins de serviço, notícias do setor, da economia e da política do país, além da programação musical. A grade completa está disponível em http://radio.cnseg.org.br
Fonte: CNseg, em 29.05.2017.