Presidente da FenaCap identifica benefícios do Programa de Certificação da CNseg
Nesta entrevista, o presidente da FenaCap, Marco Barros, aponta os futuros benefícios, no mercado de Capitalização, do Programa de Certificação Profissional criado pela CNseg. Para ele, a qualificação ampliada garante soluções mais assertivas ao consumidor e amplia seu nível de satisfação. Leia a íntegra da entrevista a seguir.
Quais os impactos do Programa de Certificação Profissional da CNseg no mercado de Capitalização?
Cada vez mais que distribuidores se tornam conhecedores daquilo que oferecem à sociedade todo o mercado ganha. Um mercado é forte quando você tem todos os elos que o unem sem grandes assimetrias. Então é uma contribuição importante para que nossos stakeholders conheçam melhor os produtos, e, simultaneamente, nossos distribuidores ofereçam soluções mais assertivas.
Para o senhor, qual a importância de o mercado em que atua contar com profissionais mais bem qualificados?
À medida que há profissionais mais bem qualificados, melhores são os produtos colocados à mesa, mais fácil é a compreensão dos consumidores e as soluções criadas para atender às suas reais necessidades. Portanto, ter a qualificação ampliada significa que estes profissionais conhecem mais profundamente o segmento, os consumidores, e são capazes de trabalhar de forma assertiva.
Esta iniciativa de mercado é também favorável para reduzir ruídos na comunicação com clientes?
Uma vez que todos os atores do mercado conhecem melhor seu ofício, há benefícios para a relação de consumo. Não é por acaso que, dentro da FenaCap, um de nossos principais programas é o de educação financeira do consumidor de Capitalização, fazendo-o entender a que se destina, seus objetivos, sua maturação e como tirar melhor proveito de nossos produtos. À medida que os consumidores entendem melhor todas as variáveis que cercam o mercado de Capitalização, a tendência é de ganho para todos os envolvidos. Isso porque o mercado passa a entregar melhores soluções aos diferentes grupos de clientes, o que tem repercussão na redução de ruído da comunicação.
Há correlação direta entre certificação profissional e melhorias operacionais?
Deveria ter, sim. Com profissionais mais bem qualificados, há ou deveria haver reflexos nos produtos, processos operacionais, pós-venda e criação de entendimento de soluções integradas. A melhoria da qualificação tem resultado imediato naquilo que o funcionário faz, mas, de alguma maneira, independente do setor em que trabalha, há uma repercussão positiva e geral para um objetivo comum: atendimento mais adequado ao consumidor.
Como se dará a adesão da Fenacap a esta iniciativa da CNseg?
A Fenacap apresenta temas relevantes para discussão na diretoria, obtém sua adesão, e, em consequência, por representar 100% das empresas de Títulos de Capitalização, há o chamamento natural do mercado.
A melhor qualificação profissional pode ampliar também as vendas e contribuir para a compra mais consciente dos produtos de Capitalização?
Não tenho dúvida disso. Com profissionais mais bem qualificados e atores com poucas assimetrias, criam-se condições para a ampliação do mercado, tendo em vista a perspectiva de uma entrega melhor dos serviços ao cliente. Em resposta, há, primeiro, um impacto na venda de melhor qualidade e, depois, em termos de quantidade.
Fonte: CNseg, em 09.07.2015.