Seminário apresentará dois modelos de gerenciamento
No dia 21 de novembro, a Escola Nacional de Seguros irá realizar, no auditório da sua Matriz, no Rio de Janeiro (RJ), o seminário “Opções Reais e Garantias Financeiras em Planos de Previdência”. Organizado pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), o evento tem como objetivo discutir estratégias para planos de previdência.
O encontro contará com duas palestras: “As Opções Reais Embutidas em Planos PGBL e VGBL – Avaliação sob a Medida de Probabilidade Real”, ministrada pelo doutor em Engenharia Elétrica e professor associado da Escola, César Neves; e “A Avaliação das Garantias Financeiras em Planos de Contribuição Variável”, cujo palestrante será o doutor em Administração, também professor associado, Eduardo Fraga.
A primeira palestra apresentará como medir a melhor estimativa das opções embutidas nos planos VGBL e PGBL. Já a segunda, visa demonstrar como calcular os excedentes e a garantia mínima de rentabilidade, previstos em alguns planos de previdência.
O público-alvo são profissionais especializados do mercado de seguros, atuários, gestores de risco em previdência ou seguro de vida.
O seminário foi realizado em São Paulo (SP) no dia 24 de outubro, obtendo grande aceitação e repercussão. “Essa é uma boa oportunidade para troca de informações e reciclagem de conhecimentos”, recomenda Natália Oliveira, coordenadora do CPES.
Eduardo Fraga também comenta sobre a importância do comparecimento dos profissionais ao evento. “Dará uma outra perspectiva de como um contrato de previdência deve ser mensurado de forma corrente, realista, em conformidade com princípios atuais de solvência e de mensuração de contratos de seguros e previdência”, avalia.
Já para César Neves, a participação é importante para que os presentes conheçam um modelo robusto, em linha com o Solvência II e aplicável para mensuração das opções embutidas em planos de anuidade.
O evento é gratuito e está marcado para as 19h, com recepção às 18h30. As inscrições devem ser feitas no site do CPES, www.cpes.org, e mais informações podem ser consultadas pelo e-mail
Fonte: Boletim Acontece nº 534, em 11.11.2016.