Por Fernando Andressa Antonioli
Teve início na manhã desta quarta-feira (18), o VII fórum de Direito de Seguros José Sollero Filho, organizado pelo IBDS (Instituto Brasileiro de Direito de Seguros) e realizado no teatro da Unibes Cultural, no bairro dos Jardins, em São Paulo.
A abertura do evento ficou a cargo do pianista Hercules Gomes, que por meio de sua música, homenageou as dez nações presentes no fórum, tocando o hino de cada país e algumas de suas canções tradicionais. Na sequência, o advogado Ernesto Tzirulnik, presidente do IBDS, foi ao palco para oficializar a abertura do fórum e agradecer a presença do advogado e jurista argentino Rubén Stiglitz e sua família.
Antes mesmo de subir ao palco, a apresentação do jurista argentino já emocionou o público. Foi exibido um vídeo contendo imagens de edições anteriores de fóruns de Direito do seguro, que contaram com a participação de Lito, como é conhecido pelos colegas e ex-alunos, que também o homenagearam na gravação.
Ao subir ao palco, Lito recebeu duas fotos das mãos do fotógrafo Cristiano Mascaro, que tem sua exposição Arquitetura/Detalhes exibida na Unibes. Gabriel Stiglitz, filho de Rubén, se encarregou de ler o agradecimento do pai à plateia.
Após o tributo a Stiglitz, iniciou-se um painel de debate sobre o Projeto de Lei de contratos de seguro no Brasil, que tramita no Congresso desde 2004. Ao longo do dia, foram realizados novos debates, cada um trazendo temas e mediadores diferentes.
As outras apresentações ficaram a cargo de Luis Alberto Meza Carbajal, José Maria Muñoz Paredes, Gilberto Bercovici, José António Figueiredo Almaça, Covadonga Diaz Llanova, Ministro Ruy Rosado de Aguiar, Ministro Paulo de Tarso Sanseverino e Luc Mayaux.
Ilan Goldberg, sócio do Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fitcher advogados, esteve presente neste primeiro dia de fórum. Sobre a importância dos eventos para a área do Direito de seguros, Goldberg diz: “Somos carentes de eventos como este. Portanto, quando surge a oportunidade de participar de encontros com convidados desta magnitude, é fundamental participar”. O advogado completa dizendo que não veio sozinho ao fórum: “Sempre que possível, trago os companheiros de escritório. É importante dividir a experiência dos encontros com nossos profissionais".
Quem compareceu ao primeiro dia do fórum percebeu que o evento trata mais do que apenas de Direito e seguros. As artes também ditam o ritmo das apresentações. E para encerrar as atividades do primeiro dia, os presentes acompanharam o show de Ulisses Rocha, artista que mescla música popular brasileira com música erudita.
O VII Fórum de Direito do seguro vai até sexta-feira (20). Para amanhã (19), mais atrações internacionais e painéis de debate estão no cronograma, além do lançamento dos livros “Beneficiários no Seguro de Vida”, de Ayrton Pimentel, e “Construction Risks Insurance: Instrument for development”, de Ernesto Tzirulnik. Ambas publicadas pelo IBDS e pela Editora Roncarati.
Fonte: Editora Roncarati, em 18.10.2017.