Os signatários dos Princípios para o Investimento Responsável - PRI, entre eles fundos de pensão, têm até o próximo dia 29 para opinarem sobre as propostas de revisão de sua governança. Essa etapa de consulta aos apoiadores faz parte de um processo iniciado no segundo semestre de 2013 e que resultou em um documento com dez recomendações, elaborado no âmbito do Conselho de Administração do PRI, com apoio de uma consultoria.
A revisão tem como objetivo avaliar que estrutura de governança o PRI deve adotar para cumprir sua missão, equilibrando os pontos de vista dos diferentes signatários e assegurando a transparência, eficiência e adequação das decisões tomadas.
O PRI disponibilizou em uma seção especial de seu site (link para http://www.unpri.org/about-pri/pri-governance/governance-review/) todas as informações sobre o processo de revisão da governança, incluindo os documentos que basearam a construção das dez recomendações e também um questionário por meio do qual os signatários poderão fazer suas considerações.
Com o objetivo de subsidiar os signatários com a maior gama de informações possíveis, o PRI está organizando eventos na forma de encontros locais de signatários, cuja edição brasileira ocorreu no último dia 7, no Rio de Janeiro. Também está programado um webinar de uma hora de duração para o dia próximo dia 26, com mais informações sobre o processo. Endereços de e-mail para esclarecimento de dúvidas também estão disponíveis no site.
As recomendações para revisão da governança do PRI serão apresentadas no “Encontro Anual de Signatários”, agendado para o final de setembro (dias 24 a 26), em Montreal, Canadá. Após essa apresentação ainda haverá uma última oportunidade para que sejam encaminhados comentários antes da fase final, que é a implementação da estrutura de governança revisada, prevista para iniciar em novembro. (Previ e Abrapp)
Fonte: Diário dos Fundos de Pensão, em 13.08.2014.