A Abrapp participou da 21ª Feira do Estudante da Expo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) com a realização de três palestras, entre 25 e 27 de maio, em São Paulo. O Diretor Executivo da Abrapp, Lucas Nóbrega, apresentou a palestra “Previdência é coisa de Jovem” na sexta, 25. O mesmo tema foi apresentado pelo Especialista em Inovações de TI da Abrapp, Glauco Milhomem Balthar no sábado, 26. No domingo, 27, foi a vez do educador Marcos Silvestre realizar a palestra “No Meu Dinheiro Mando Eu”, mesmo nome da campanha de educação financeira lançada pela Abrapp neste mês de maio.
As três palestras contaram com participação de cerca de 300 jovens, com lotação máxima no final de semana. Desta forma, a participação da Abrapp no evento foi ampliada em relação ao ano passado, quando havia patrocinado apenas uma palestra. Apresentada por Lucas Nóbrega, a palestra “Previdência é Coisa de Jovem” teve forte repercussão no ano passado, motivo pelo qual foi repetida duas vezes nesta edição do evento de 2018. “O objetivo é mostrar que Previdência não é assunto apenas para os aposentados. Na verdade, é uma preocupação que deveria iniciar na juventude, pois quanto mais cedo começar a poupar, maior será a reserva na aposentadoria”, explica Lucas.
Na apresentação, o Diretor da Abrapp mostra dados, por exemplo, que se um indivíduo inicia a poupança previdenciária aos 18 anos, com um aporte mensal de 100 reais e juros reais de 6% ao ano, a reserva chegaria de 313 mil reais. Se começar a poupar aos 45 anos, nas mesmas condições, a reserva chegaria a apenas 47 mil reais. Outro foco principal da palestra é mostrar o avanço da longevidade e a importância de se poupar desde cedo para garantir qualidade de vida após a aposentadoria. “Explicamos que a criança que nasce hoje tem grandes chances de viver 120 anos de idade”, comenta o Diretor da Abrapp. A apresentação foi transmitida ao vivo pelo Facebook e Youtube.
Formas de poupar - Na palestra são apresentadas ainda três maneiras de realizar uma Previdência Complementar: investimentos por conta própria, planos abertos e previdência fechada. Nesta última, são mostradas as vantagens tanto para as empresas quanto para seus funcionários. Uma das vantagens da previdência fechada é o fato de não ter fins lucrativos, o que faz com que as reservas evoluam com montantes muito superiores aos dos planos abertos, administrados por bancos e seguradoras.
Expo CIEE - Com o objetivo de divulgar a Previdência Fechada para o público jovem, a Abrapp tem investido na participação na Expo CIEE desde o ano passado. O evento contou com 78 mil inscritos em 2017 e cerca de 57 mil pessoas circularam pela feira. Deste público, 52% do total tinha idade entre 16 e 18 anos, e 25%, entre 19 e 24 anos. “É um evento importante para cumprir o objetivo da Abrapp de disseminação da cultura previdenciária entre os jovens, na base da população”, explica Lucas. O dirigente ressalta ainda que a ação é apoiada pela Comissão Técnica de Estratégias e Criação de Valor. Desde a feira do ano passado, a Abrapp apresentou quatro vezes a palestra em diferentes lugares e instituições.
Veja fotos e vídeo (entrevista com Glauco Balthar) na página da Abrapp no Facebook.
Fonte: Acontece Abrapp, em 28.05.2018.