Por Alexandre Sammogini
A Previc publicou comunicado no último dia 13 de janeiro informando que a migração dos dados de entidades, planos e dirigentes para o novo CADPREVIC foi realizada na primeira semana deste mês. Apesar disso, a autarquia alertou para dificuldades de acesso enfrentadas pelas EFPC, em decorrência de falhas na integração do sistema “Acesso” com o Portal Gov.br.
O sistema “Acesso” foi desenvolvido pela Previc como uma ferramenta essencial para que as EFPC possam formalizar usuários, permitindo autenticar suas credenciais junto ao Gov.br, cuja gestão é de responsabilidade do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Segundo o comunicado, os dois órgãos estão trabalhando para solucionar o problema com a maior brevidade possível.
Com relação aos requerimentos de licenciamento via Portal de Serviços do Governo Federal (gov.br), também foram identificados problemas no formulário de preenchimento e a necessidade de ajustes. Enquanto os formulários estão sendo ajustados, as entidades podem formalizar os seguintes requerimentos pelo SEI:
- Implantação de Plano de Benefícios
- Alteração de Regulamento
- Aprovação de Convênio de Adesão
- Alteração de Convênio de Adesão
O período de transição definido pela Previc para a migração de sistemas segue até 31 de março. Nessa primeira etapa, o Cadastro de Entidades e Planos (CAD) e o Cadastro Nacional de Dirigentes (CAND) ainda serão consultados separadamente, mas o novo CADPREVIC vai unificar tudo. A autarquia informou ainda que, quando o problema de acesso for resolvido, será divulgada a nova data da videoconferência com as entidades para apresentar as mudanças.
Fonte: Abrapp em Foco, em 14.01.2026.