Por Bruna Chieco

A Previc lançou nesta terça-feira, 2 de setembro, o Painel Previc – Cidadão, plataforma que reúne dados e indicadores da previdência complementar fechada. As informações sobre 270 Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) e 1.180 planos estarão acessíveis para toda a população gratuitamente por meio do site da autarquia. Os números serão atualizados mensalmente.
A plataforma foi desenvolvida pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), e é resultado do Projeto EVA (protótipo do painel gerencial de Estruturação, Visualização e Análise de dados), criado por meio do programa Startup Gov.br, pelo Acordo de Cooperação Técnica nº 138/2023.
O painel foi apresentado anteriormente às entidades representativas do setor, entre elas Abrapp, Anapar, Ancep e Apep, que contribuíram com propostas de melhoria. Outras sugestões serão tratadas na próxima etapa de desenvolvimento da ferramenta, segundo comunicado da Previc.
Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da autarquia, explica que o painel é o primeiro canal oficial onde participantes, assistidos, patrocinadores, instituidores, gestores, profissionais das EFPC e demais interessados no tema, podem visualizar e gerar informações (e análises) sobre os fundos de pensão e seus respectivos planos de benefícios. A intenção, segundo ele, é “democratizar o acesso aos dados sobre o setor responsável pela aposentadoria complementar de milhões de brasileiros”.
Para o Diretor de Administração da Previc, Leonardo Zumpichiatti, “o lançamento do painel é o primeiro passo no trabalho conjunto que leva a maior transparência de informações e dados do setor”.
Acesse aqui o Painel Previc – Cidadão.
Fonte: Abrapp em Foco, em 02.09.2025.