Por Bruna Chieco

Os vencedores do 9º Prêmio Previc de Monografia foram divulgados nesta terça-feira, 7 de outubro, pelo Edital nº 15/2025/Previc, publicado no Diário Oficial da União. O documento traz os autores vencedores em primeiro e segundo lugar em cada uma das três categorias temáticas e informa os nomes dos três participantes contemplados com menção honrosa.
Com 39 trabalhos inscritos, 18% a mais que no concurso anterior, o tema que mais despertou interesse dos autores foi “Governança e Liderança”, com 18 monografias. “Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos” ficou logo atrás na preferência, com 14 inscrições. Matemática “Solvência dos Planos de Benefícios” contou com sete monografias.
A Comissão Julgadora, composta por seis membros, utilizou critérios exclusivamente pela relevância do conteúdo, qualidade técnica e aplicabilidade das ideias dentro do setor. A identidade dos autores permaneceu oculta até a homologação do resultado, que ocorreu no dia 30 de setembro.
Conheça os vencedores:
- TEMA 1: Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos
1° Colocado: Sérgio Allan Epaminondas Cabral
Monografia: “Blockchain e o Drex nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar Brasileiras: Uma Proposta Inovadora para Governança e Liderança Aprimoradas”
2° Colocado: Danilo Alcantara Santos
Monografia: “Articulação entre Comunicação Integrada, Dialógica e Pública: Estratégias de engajamento em Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPCs)”
- TEMA 2: Solvência dos planos de benefícios
1° Colocado: Gustavo da Costa Morais
Monografia: “Desafios e soluções na destinação e utilização de reserva especial em planos de contribuição definida e variável: um estudo de caso do plano Vale Mais da Fundação Vale do Rio Doce de Seguridade Social – VALIA”
2° Colocado: Rodrigo Dias Ramos
Monografia: “A Solvência dos Planos de Benefícios de EFPC: Proposta de Utilização da Taxa de Retorno Real Anual Projetada dos Investimentos como Taxa de Desconto do Passivo Atuarial”
- TEMA 3: Governança e Liderança
1° Colocado: Carolina Tavares Silva
Monografia: “Governança Proporcional nas EFPCs: Integração dos Órgãos de Controle e Eficiência na Supervisão”
2° Colocado: Rudolph Fabiano Alves Pedroza Teixeira
Monografia: “Proposta de Estrutura Conceitual Básica de Balanced Scorecard para Gestores de Entidades Fechadas de Previdência Complementar”
Menções honrosas – A premiação concedeu duas distinções a autores que inscreveram trabalhos no tema Governança e Liderança, e uma inscrita no tema Comunicação e Atendimento aos Participantes e Assistidos. São eles:
- “Incorporação dos Critérios ASG na Previdência Complementar: evidências em PREVI e PETROS (segmento S1)”, de Paulo Henrique Alves Braga;
- “A Necessária Ampliação de Lideranças Femininas nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar”, de Flavia Eduarda da Silva Rocha; e
- “A previdência complementar no espelho: Que língua é essa? Reflexões sobre a necessidade de simplificação da linguagem no ecossistema”, de Sérgio Augusto Ferreira Lemes.
“A realização dessa premiação oxigena o setor com novas ideias, vindas desde contribuições da Academia, como de operadores e atores que vivenciam o cotidiano da previdência fechada”, diz Ricardo Pena, Diretor-Superintendente da Previc, em comunicado.
Sobre o prêmio – A premiação vai agraciar com R$ 10 mil o vencedor, e com R$ 5 mil o segundo colocado de cada uma das três categorias temáticas. A cerimônia de entrega dos valores e dos certificados será realizada no 46º Congresso Brasileiro de Previdência Privada (CBPP), em São Paulo, no dia 23 de outubro, às 17h. Todos os trabalhos vencedores, incluindo as menções honrosas, serão publicados nos sites da Previc e da Abrapp.
O 9º Prêmio Previc de Monografia é uma realização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc); em parceria com a Fundação Anfip de Estudos da Seguridade Social; e a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão e dos Beneficiários de Autogestão (Anapar). O patrocínio é da Universidade Corporativa da Previdência Complementar (UniAbrapp) e da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp).
Fonte: Abrapp em Foco, em 07.10.2025.