Enquete definirá novos nomes para contribuições 2A, 2B e 2C
Muita gente sabe que, no PREVI Futuro, a Renda Mensal de Aposentadoria depende do quanto se consegue acumular no saldo de conta. Quanto mais se contribui para o plano agora, melhor o benefício no futuro. Mas até os participantes mais atentos podem ter lá suas dúvidas quando o assunto são as contribuições 2A, 2B e 2C.
Por esse assunto ser de fundamental importância para o associado, a Previ vai lançar uma enquete que definirá novos nomes para estas contribuições. De 26/2 a 9/3 os associados do Previ Futuro poderão escolher entre três conjuntos de nomes que pretendem facilitar o entendimento sobre as contribuições.
Por dentro das contribuições
Ao ingressar no Previ Futuro, o participante contribui com 7% do salário, descontados em folha de pagamento. O Banco contribui com o mesmo percentual. Desse montante, 6,39% vão formar o Saldo de Conta que será destinado ao pagamento da renda de aposentadoria. Essa, considerada contribuição básica, é chamada de 2A. Os outros 0,61% serão usados para cobrir os benefícios de risco, garantidos por uma conta coletiva.
Também é possível contribuir ao Previ Futuro a partir de uma pontuação baseada em três fatores: crescimento salarial, tempo de filiação ao plano e crescimento salarial médio anual dos funcionários do BB vinculados ao Previ Futuro. Esta contribuição é relativa à progressão na carreira, e chamada de contribuição 2B.
O participante do Previ Futuro também pode fazer contribuições por sua conta, sem a contrapartida do Banco. Essa contribuição exclusiva do participante, chamada 2C, pode ser mensal, em percentual não inferior a 2% do salário, ou esporádica, desde que não seja inferior a 20% do salário.
Fonte: Previ, em 19.02.2018.